Lóbulos das orelhas vincados
Um dos indicadores externos são as dobras diagonais nos lóbulos das orelhas – conhecido como sinal de Frank , em homenagem a Sanders Frank, um médico norte-americano que descreveu o sinal pela primeira vez. Estudos mostraram que há uma associação com a dobra externa visível no lóbulo da orelha e aumento do risco de aterosclerose, uma doença em que a placa se forma dentro das artérias.
Saliências gordurosas
Inchaços amarelos e gordurosos que podem aparecer nos cotovelos, joelhos, nádegas ou pálpebras. Em si são inofensivos, mas podem ser um sinal de problemas maiores.
Unhas magoadas
As unhas mudam de formato, tornando-se mais grossas e largas, devido à produção de mais tecido. A mudança geralmente é indolor e ocorre nas duas mãos. A razão pela qual essa mudança indica problemas cardíacos é porque o sangue oxigenado não está a alcançar os dedos devidamente
Halo em volta da íris
Depósitos de gordura também podem ser vistos nos olhos, como um anel cinza em redor da íris, a parte colorida do olho.
O chamado “arcus senilis” começa na parte superior e inferior da íris antes de progredir para formar um anel completo. Não interfere na visão.
Foi demonstrado que a presença desse anel gorduroso está associada a alguns dos fatores de risco para doenças coronárias.
Gengivas podres e dentes soltos
O estado da boca também pode ser um bom indicador do estado da saúde cardiovascular. A boca está cheia de bactérias, boas e más.
As bactérias “más” podem entrar na corrente sanguínea pela boca e causar inflamação nos vasos sanguíneos, o que pode levar a doenças cardiovasculares.
Lábios azuis
Outro indicador da saúde da boca é a cor dos lábios. Os lábios geralmente são vermelhos, mas podem assumir uma cor azulada em pessoas com problemas cardíacos, devido à falha do sistema cardiovascular em levar sangue oxigenado aos tecidos.