Com crianças é mais fácil do que com adolescentes ou adultos. Elas podem ser preparadas com algumas semanas de antecedência, adaptando progressivamente horários e atividades para que o retorno não seja tão difícil.
Há muitas coisas que podem ser feitas para tornar essa transição menos custosa: Antecipar as dificuldades e estruturar cuidadosamente as primeiras semanas de aula ajuda muito a preparar o cenário para um ano de sucesso:
- Começar as mudanças antes do primeiro dia e preparar-se mais cedo pode permitir que comecem melhor. Se for um centro novo, é necessário que o menor se familiarize com o centro dias antes do seu início.
- Adapte os horários de sono e atividades progressivamente. Além disso, é importante monitorizar o efeito do retorno à rotina durante as primeiras semanas para auxiliar no manejo do processo de iniciação.
- Defina um limite de tempo de ecrã , seja a jogar, assistir programas de TV ou nas redes sociais. As crianças por vezes têm dificuldade em separar-se do seu mundo virtual e se não tiverem algum “tempo livre”, continuarão interessadas e isso afetará a sua atenção e capacidade de sono.
- Reforce a ideia de que voltar às aulas é sinónimo de reencontrar os amigos e, portanto, de se divertir. Mas também, como o verão às vezes é uma época volátil para as amizades, falar sobre o que você deseja dos relacionamentos ajudará a compreender que às vezes as relações sociais mudam.
- Promova um ambiente de apoio em casa, onde o esforço seja reconhecido e o processo de aprendizagem seja mais valorizado do que os resultados.
- Evite partilhar os medos dos pais sobre possíveis situações que possam ocorrer no ambiente escolar.
- Ajude a estruturar os horários no final das aulas desde o primeiro dia.