As cores de batom após os 50 anos precisam de ser usadas com cautela visto que elas envelhecem ou rejuvenescem o visual, segundo os maquilhadores. A escolha do batom certo pode fazer toda a diferença na maquilhagem, especialmente para mulheres acima de 50 anos.
Evitar tons escuros e frios que acentuam linhas finas e lábios finos, por exemplo, pode ser fundamental para manter uma aparência jovem e vibrante da pele madura.
1.Borgonha Profundo

Tons de batom mais escuros, como o borgonha profundo, têm o potencial de chamar a atenção para linhas finas à volta da boca.
Segundo as maquilhadoras à medida que envelhecemos, perdemos naturalmente a cor dos lábios e do rosto, o que pode ser destacado por cores escuras.
Como alternativa, recomendam tons mais claros e vibrantes, como rosa, pêssego e framboesa, que podem transmitir uma aparência mais jovem e fresca.
2. Vermelho escuro

Embora o vermelho escuro seja uma cor popular e sofisticada, pode não ser a melhor escolha para um look mais jovem.
Segundo os especialistas, tons escuros absorvem mais luz do que os claros, fazendo os lábios parecerem mais finos e envelhecendo o rosto como um todo. Para evitar essa “ilusão de envelhecimento”, é preferível optar por vermelhos mais suaves e brilhantes, que realçam o volume natural dos lábios, por exemplo.
3. Ameixa profunda

Tons de ameixa, por outro lado, podem fazer os dentes parecerem mais amarelos e, combinados com uma fórmula matte, acentuarem as rugas e ressecamento, segundo os especialistas de beleza.
Em vez disso, batons hidratantes em tons mais suaves e que imitam um rubor juvenil são recomendados nessa cor.
4. Nude

O batom nude muito claro também pode deixar o rosto com aparência desbotada. Os maquilhadores sugerem escolher um nude que seja um pouco mais escuro e rosado do que a cor natural dos lábios, para evitar destacar linhas finas.
Um tom nude mais profundo pode complementar melhor a cor natural dos lábios, proporcionando um look elegante e harmonioso.