Sempre nos disseram que fazer a cama logo pela manhã é sinónimo de organização e produtividade. Mas a ciência parece ter uma opinião diferente sobre o assunto.
Um estudo da Universidade de Kingston sugere que deixar a cama desfeita pode ser mais benéfico para a saúde. A investigação indica que os ácaros e bactérias que se acumulam durante a noite nas nossas camas prosperam em ambientes húmidos. Ao fazer a cama logo após se levantar, cria-se um ambiente propício à sua proliferação, o que pode levar a problemas alérgicos e problemas de pele.
É importante ventilar o quarto pelo menos uma hora antes de fazer a cama. Durante a noite, muitos ácaros e bactérias acumulam-se e adoram a humidade. Se fizermos a cama logo assim que nos levantarmos, esses microrganismos proliferam mais, aumentando os riscos de alergias e problemas de pele.
O estudo da Universidade de Kingston apoia esta teoria. A pesquisa descobriu que deixar a cama desarrumada expõe a roupa de cama ao ar e à luz, o que reduz a humidade acumulada e cria um ambiente menos favorável para os ácaros.