Há uma diferença notável entre ter a pele desidratada e ter a pele seca. A última é devido à falta de óleos essenciais, também considerada como um tipo de pele, enquanto a outra opção é devido à falta de água, um estado transitório que pode ser corrigido.
Uma pele desidratada é uma pele tensa com descamação, aspereza ao toque e fissuras. Essas escamas são pequenas células mortas da pele, que brilham depois de se maquilhar.
Isso acontece porque tem um baixo teor de água e seu fator natural de hidratação (um conjunto de substâncias que promovem a hidratação e retenção de água na pele) está alterado, independentemente de sua espessura ou secreção sebácea.
Falta de luminosidade
A pele do rosto fica bonita quando brilha naturalmente e não por excesso de sebo. Isso é um sinal de que está saudável. Quando a pele está desidratada, existe uma sensação de aperto e perda de vitalidade.
Maior suscetibilidade ao rubor
A pele terá menos elasticidade, o que eventualmente pode levar a uma maior sensibilidade, com o surgimento de irritações.
As rugas são mais evidentes
Todos temos linhas de expressão, mas entre os sinais de que a pele está desidratada destaca-se o fato de as rugas ficarem mais evidentes, marcadas e profundas.
Coloração desigual
Os diferentes tons de pele e ‘manchas’ na cútis podem indicar que deve ser mais rigoroso com a sua rotina de cuidados da pele, de dia e de noite.