Não os menospreze: conheça os sinais físicos que indicam que está (demasiado) stressado

Cada um deles funciona como um verdadeiro indicador que alerta quando o seu corpo está sob demasiada pressão devido ao stress.

Embora o stress seja uma reação natural do organismo em situações de perigo ou ameaça, a sua prevalência no dia a dia é uma preocupação crescente.

O que torna a situação ainda mais complexa é a realidade atual de que stress não se restringe a momentos de perigo iminente, podendo tornar-se em algo crónico, afetando o bem-estar emocional e físico.

Para se prevenir e evitar as graves consequências desta situação, fique atento a estes sinais emitidos pelo seu corpo: vão-lhe indicar que está demasiado stressado:

Tensão muscular
Uma das maneiras mais comuns pelas quais o stress se manifesta fisicamente é através da tensão muscular. Quando se está estressado, os músculos tendem a contrair.-se e a ficarem tensos, o que pode levar a dores nas costas, no pescoço ou noutras áreas do corpo. Praticar técnicas de relaxamento, como ioga ou massagem, pode ajudar a aliviar essa tensão muscular.

Dores de cabeça
Dores de cabeça frequentes são outro sinal físico comum de stress, o qual pode causar tensão nos músculos do pescoço e dos ombros, levando a o dores de cabeça tensionais. De referir que o stress também pode desencadear enxaquecas em algumas pessoas.

Problemas de pele
O stress também pode afetar a saúde da pele, podendo desencadear ou piorar condições de pele, como acne, eczema e psoríase. Isso acontece porque o stress pode desequilibrar as hormonas e afetar a resposta inflamatória do corpo.

Distúrbios do sono
Se tem dificuldades em dormir, o culpa pode ser do stress. De facto, o stress crónico pode afetar bastante a qualidade do sono, levando a insónias ou sono interrompido.

Problemas digestivos
O sistema digestivo é sensível ao stress, sendo que pode estar na origem de alguma situações clinicas, como dores de estômago, refluxo ácido, diarreia ou intestino preso. O stress também pode afetar o apetite, levando algumas pessoas a comer em excesso, enquanto outras podem perder o apetite.

Aumento da pressão arterial
O stress crónico pode ter um impacto significativo na saúde cardiovascular originado um aumento da pressão arterial, o que, por sua vez, aumenta o risco de doenças cardíacas. Por isso é muito importante verificar de forma regular a sua tensão arterial.

Mudanças de peso
Algumas pessoas tendem a ganhar peso quando estão stressadas, enquanto outras podem perder peso rapidamente. Isso acontece porque o stress afeta os hábitos alimentares e pode levar a escolhas alimentares não saudáveis.

Aumento da frequência cardíaca
O stress também pode levar a um aumento na frequência cardíaca, especialmente em situações de stress agudo. Isso é uma resposta natural do corpo ao libertar homonas do stress, como a adrenalina.

No entanto, quando essa resposta se torna crónica, pode ser prejudicial para ao coração.

Queda de cabelo
A queda de cabelo excessiva também pode ser um sinal físico de stress. O estresse crónico pode desencadear a queda de cabelo em algumas pessoas, tornando os fios mais frágeis e propensos à quebra.

Sistema imunológico comprometido
O stress prolongado pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando-o mais suscetível a infecções e doenças.

Ler Mais