<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Não se deixe abater: 8 dicas para lidar com pessoas que o provocam

Couple Having Argument At Home
9 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Algumas dicas para não se stressar em situações semelhantes

Lidar com pessoas provocantes requer o fortalecimento do equilíbrio emocional para não brigar (e perder a razão!), autorreflexão e estratégias práticas de enfrentamento.

Ao entender melhor os comportamentos envolvidos é possível adotar medidas de melhoria na comunicação para preservar a paz interior e manter relacionamentos de modo mais saudável.

8 dicas para lidar com pessoas provocantes

1 – Mantenha a calma: responder com calma e controle emocional pode neutralizar a provocação.

2 – Estabeleça limites: defina limites claros e comunique-os assertivamente, mostrando que certos comportamentos não serão tolerados.

3 – Exercite a empatia: tente compreender as motivações por detrás do comportamento provocativo, muitas vezes, enraizado em inseguranças da outra pessoa.

4 – Escolha as suas batalhas: nem toda provocação merece uma resposta. Avalie se vale a pena entrar em conflito ou se é mais saudável ignorar.

5 – Foque-se em soluções: em vez de se concentrar no problema, busque soluções construtivas para resolver conflitos, como uma boa conversa noutro momento.

6 – Desenvolva resiliência: reforce a sua resiliência emocional, lembre-se que você pode desenvolver autocontrole sobre como reagir às provocações.

7 – Procure apoio: conversar com amigos, familiares ou um psicoterapeuta que possa fornecer perspetivas externas, perceções diferentes e apoio emocional.

8 – Aprenda continuamente: compreenda cada provocação como uma oportunidade para aprender mais sobre si mesmo, sobre o outro e desenvolver habilidades de enfrentamento ou até mesmo de afastamento da pessoa provocante.