Escolher adequadamente os alimentos que ingere pode ter grande influência na sua saúde cardiovascular. Quando está sob pressão ou falta de sono, o corpo tende a preferir alimentos calóricos e nutricionalmente densos. Isso muitas vezes nos leva a aumentar a ingestão de gordura .
Uma investigação liderada por Catarina Rendeiro , professora de Nutrição na Universidade de Birmingham, encontra uma chave para quebrar este ciclo. O consumo de cacau puro seria um fator de proteção contra os efeitos nocivos associados aos alimentos gordurosos, em grande parte graças à sua riqueza em flavonoides . As suas descobertas foram publicadas recentemente na revista Food and Function .
Segundo os investigadores, os alimentos ricos em flavonoides equilibrariam o equilíbrio , evitando que a gordura afetasse negativamente a função vascular e o fornecimento de oxigénio ao cérebro. «Estudos anteriores já demonstraram que alimentos gordurosos podem prejudicar a recuperação vascular do corpo após o stress», explica Catarina Rendeiro.
Os pesquisadores concentraram-se nos flavanóis , um tipo de composto antioxidante presente em diferentes frutas, vegetais, nozes e chá , incluindo frutas vermelhas e cacau cru. Os flavanóis trazem benefícios para a saúde em geral e, especificamente, para a pressão arterial e a saúde cardiovascular em geral.
De acordo com os resultados do estudo, consumir alimentos gordurosos juntamente com uma bebida com baixo teor de flavonoides quando o stress mental reduziu a função vascular em 1,29%. Em contraste, beber uma bebida de cacau rica em flavonoides foi relacionado a uma função vascular significativamente maior .
«Esta investigação mostra que a ingestão de um elevado teor de flavonóis pode ser uma boa estratégia para mitigar parte do impacto das más escolhas alimentares no sistema vascular», conclui Rendeiro.