<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Nem CrossFit nem natação: este é o exercício certo para prevenir a doença de Alzheimer, defende especialista

29 Janeiro 2025
Forever Young

O exercício aeróbico regular é a esperança de cientistas e neurologistas para prevenir o declínio cognitivo e reduzir as possibilidades de Alzheimer.

A atividade física reduz a deterioração cognitiva, sempre aliada a uma alimentação adequada, mas nunca foi fácil discernir quais os tipos de exercícios específicos que melhor previnem a doença de Alzheimer. Mas cientistas da Universidade de Bristol (Reino Unido) e da Universidade de São Paulo (Brasil) encontraram a chave.

De acordo com pesquisas realizadas em ratos, o exercício aeróbico regular pode reduzir significativamente os marcadores de doenças associados ao Alzheimer . O estudo destacou que esse exercício físico, além de proteger as células cerebrais, também restaura o equilíbrio do cérebro envelhecido.

A pesquisa, publicada na revista  ‘Brain Research’ , concentrou-se no efeito que o exercício aeróbico teve sobre marcadores essenciais no desenvolvimento da doença de Alzheimer : placas amilóides, emaranhados de tau e acúmulo de ferro nas células produtoras de mielina, conhecidas como oligodendrócitos. . Esses marcadores são encontrados no hipocampo, que é a área do cérebro responsável pela memória e pelo aprendizado.

Augusto Coppi , professor sénior de anatomia veterinária na Universidade de Bristol e um dos principais autores do estudo, disse: “Esta pesquisa destaca o potencial do exercício aeróbico para servir como pedra angular nas estratégias preventivas da doença de Alzheimer”.

Embora a pesquisa tenha sido realizada em ratos, os investigadores concluem que o exercício aeróbico regular pode ser a atividade física definitiva para prevenir o Alzheimer, devido à sua eficácia e efeito direto nas células do hipocampo.