Uma percentagem cada vez maior da população está comprometida em levar uma vida saudável. E embora cuidar da alimentação regular seja um fator a ter em conta, nunca conseguiremos atingir este objetivo sem praticar exercício físico regularmente , para que o nosso corpo tenha vitalidade e energia.
A ciência permite descobrir o melhor horário do dia para praticar exercícios e maximizar seus efeitos.
Isso foi partilhado por um estudo recente da Universidade de Granada e do ibs.GRANADA, que mediu os resultados de exercícios aeróbicos moderados em homens e mulheres em sessões realizadas às 11h30 e 18h30. Foi avaliado o impacto de diversos fatores para determinar o momento ideal para entrar em forma.
As variáveis levadas em consideração para a análise são o impacto na regulação da glicemia após um passeio constante de uma hora numa bicicleta ergométrica , o gasto energético e a utilização de carboidratos e gorduras após o exercício, bem como as modificações moleculares na própria célula muscular.
Embora os dados obtidos tenham mostrado que não houve grandes diferenças sistémicas ao exercitar-se em ambos os momentos, mudanças significativas foram observadas no nível celular. E o impacto do exercício é maior durante a tarde.
Nesse sentido, as células do corpo comportam-se de maneira diferente dependendo da hora do dia e da noite. Também houve diferenças entre os dois géneros. No caso das mulheres, há uma maior utilização de gorduras na sua atividade metabólica durante o período da manhã, predominando o uso de carboidratos à tarde. Por sua vez, os homens registaram diferenças menos consideráveis , embora a oxidação de gordura seja ligeiramente aumentada no período da tarde.