Nem o arroz nem o milho: este é o cereal que reduz o açúcar no sangue, revelam os cientistas

Não é dos cereais mais consumidos, mas tem chamado a atenção de cada cada vez mais pessoas que o consomem, sobretudo, ao pequeno-almoço.

O consumo regular de cereais é um dos pilares de uma alimentação adequada, pois proporcionam benefícios como energia (através de hidratos de carbono e vitamina B1), e uma riqueza de minerais, vitaminas e proteínas .

O “top 3” dos cereais mais consumidos são o trigo, o arroz e o milho, mas há outro que também convém incorporar frequentemente na alimentação: a aveia, que tem várias propriedades muito positivas.

Estudos demonstram que a aveia é uma grande aliada na regulação do açúcar no sangue , graças ao seu baixo índice glicêmico ou o seu alto teor de fibras solúveis, que retarda a absorção de açúcares e gorduras após as refeições.

Tudo isto faz com que a aveia seja especialmente recomendada no combate à diabetes : tanto para a prevenir como para que quem sofre desta condição possa tirar partido das propriedades deste cereal. Além disso, a aveia também é muito útil para regular a resistência à insulina.

Uma opção muito difundida para aproveitar esses efeitos é consumir o farelo de areia , que é basicamente a casca que reveste o grão: essa parte é ainda mais rica em fibras e proteínas vegetais. Um estudo realizado por investigadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro constatou que a ingestão diária de 40 gramas de farelo de aveia consegue “ reduzir os parâmetros de resistência à insulina ”.

Os benefícios da aveia não param por aí, longe disso, e também é muito positiva para reduzir o colesterol ruim , promover o trânsito intestinal, renovar tecidos ou melhorar a saúde do cérebro e do sistema nervoso .

Além disso, sua inclusão em uma alimentação costuma estar relacionada com a perda de peso. E embora a aveia seja adequada para qualquer hora do dia, é especialmente aconselhável no pequeno-almoço, podendo ser facilmente combinada com frutas, iogurtes e nozes.