<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Neurologista recomenda: «coma estes 5 alimentos e proteja o seu cérebro do envelhecimento»

28 Janeiro 2025
Forever Young

O especialista garante que existem alimentos que podem “dar uma vantagem importante ao cérebro” e ajudar a manter a mente alerta com o passar dos anos.

De acordo com o neurologista Baibing Chen, existem alimentos que podem «dar uma grande vantagem ao seu cérebro» e ajudar a manter uma mente afiada à medida que envelhecemos.

Embora não exista uma fórmula mágica para retardar o envelhecimento cerebral, pesquisas mostram que alguns nutrientes desempenham um papel fundamental na saúde neurológica. Numa publicação no TikTok, o especialista partilhou uma lista de cinco grupos alimentares que, pela sua composição, promovem a memória , a concentração e o funcionamento cerebral . Esses produtos, além de acessíveis, contêm vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos essenciais para os neurónios.

Legumes como couve, espinafre e brócolos destacam-se pelo alto teor de nutrientes que, segundo estudos, podem retardar o declínio cognitivo.

«Estão repletos de nutrientes que, segundo os estudos, retardam o declínio cognitivo, como vitamina K, folato, betacaroteno, vitamina B12 e vitamina E», explica o neurologista.

Esses compostos atuam como um verdadeiro combustível para os neurónios, promovendo o seu bom funcionamento. Peixes como salmão, sardinha e bacalhau fornecem uma importante fonte de ômega 3 , um ácido gordo essencial relacionado com os níveis mais baixos de beta amiloide, «a proteína que forma aglomerados prejudiciais no cérebro das pessoas com Alzheimer».

Segundo a especialista, incluir esse tipo de peixe na dieta pelo menos duas vezes por semana pode trazer benefícios à saúde neuronal. Para quem não gosta de peixe, ele recomenda alternativas vegetais como sementes de linhaça e nozes , que também fornecem esses nutrientes essenciais.