O ciclo Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie, está integrado na 4.ª Temporada de Música, uma iniciativa conjunta da empresa Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais e Setecentistas de Portugal – Divino Sospiro, com direção artística de Massimo Mazzeo. A edição de 2018 prevê sete espetáculos que vão ter lugar na Sala do Trono e na Sala da Música do Palácio de Queluz, sempre às 21:30.
O concerto noturno de abertura, hoje, vai ter como protagonista o pianoforte Clementi, instrumento histórico que integra as coleções do Palácio Nacional de Queluz. Uma viagem que simboliza a evolução da sonata para violino e piano, onde vai ouvir obras de clássicos como Mozart e Beethoven. Na Sala da Música, Francesca Vicari (violino) e Stefania Neonato (pianoforte) apresentam o programa As várias faces de um mesmo género.
O tenor inglês Ian Bostridge, referência mundial no canto lírico, estreia-se nas Noites de Queluz no sábado, dia 20 de outubro, na Sala do Trono. Com a pianista Saskia Giorgini a seu lado, apresenta o programa Dos salões londrinos até à sala de concerto. O concerto de domingo, 21 de outubro, tem o título Muera Cupido – A tradição musical teatral em Espanha em 1700 e realiza-se também na Sala do Trono.
Um dos pontos mais esperados do programa é a estreia mundial da Serenata Perseo, de João de Sousa Carvalho, que vai acontecer durante o concerto Música para o herói Perseus, esquecida desde 1779, na Sala do Trono, domingo dia 28 de outubro.
O Sonho de Goya – O ‘salterí’ na Espanha galante (1750-1780), vai ter lugar na noite de sábado, dia 27 de outubro. No último fim de semana, os concertos programados são Portugal no mapa do barroco e um “hit” de Boccherini, no sábado, dia 3 de novembro e Mozart e o estilo napolitano, no domingo, dia 4 de novembro. Ambos vão acontecer na Sala do Trono do Palácio de Queluz.
Os bilhetes podem ser encontrados à venda nas Bilheteiras da Parques de Sintra, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais e custam 10 euros por concerto. É possível fazer a compra online na página da Parques de Sintra ou na Blueticket.