Novo estudo revela que o sono profundo pode ajudar a eliminar toxinas do cérebro

Está decidido. É hora de se deitar cedo e acordar tarde.

Quem deseja ter uma maior qualidade de vida deve preocupar-se com a qualidade do seu sono. Dormir poucas horas pode estar na origem de uma série de problemas como uma maior irritabilidade, um maior stress e outras condições médicas ainda mais graves.

Um estudo recente parece revelar que, em particular, a fase do sono profundo pode trazer importantes benefícios para o seu bem-estar. Isto porque durante este período da sua noite de sono, o seu cérebro parece fazer uma “limpeza”, eliminando diversas substâncias potencialmente tóxicas.

Os investigadores descobriram que a atividade mais lenta do cérebro ao longo deste período de sono profundo parece contribuir para que certos fluidos se movam ao longo do cérebro, ajudando assim a eliminar algumas substâncias indesejadas. Esta limpeza é particularmente importante pois algumas destas substâncias são proteínas conhecidas por se acumularem anormalmente em casos de demência.

Segundo Laura Lewis (professora assistente de medicina biomédica na Boston University) durante o sono o cérebro “trata” de uma série de problemas indesejados. Assim se percebe melhor a importância de uma boa noite de sono para proteger os neurónios, mantendo-os saudáveis e livres de quaisquer problemas.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Josefinas abre lojas pop-up em Braga e Lisboa
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira