<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Numa época em que é ainda mais utilizado, revelamos os 5 benefícios do azeite para a sua saúde

21 Dezembro 2024
Forever Young com DECO

O consumo de azeite como principal fonte de gordura é uma das características fundamentais da dieta mediterrânica. Conheça cinco benefícios de incluir o óleo extraído exclusivamente da azeitona na sua alimentação.

A dieta mediterrânica é um tipo de alimentação tradicional de alguns países do sul da Europa (Portugal, Espanha, Itália e Grécia), mas também do norte de África e até da zona ocidental da Ásia, refere a Deco Proteste.

A dieta mediterrânica praticada em Portugal foi definida pela UNESCO como património cultural imaterial da humanidade, em dezembro de 2013.

Em que se baseia a dieta mediterrânica?

Alguns dos princípios fundamentais desta dieta são:

  • consumo abundante de alimentos de origem vegetal, de produção local e da época, por questões económicas e ambientais;
  • confeção das refeições com recurso a técnicas culinárias simples e saudáveis, as “comidas de panela”, como sopas, jardineiras, estufados, cataplanas e arrozes, bem como grelhados. Estas formas de confeção preservam os nutrientes dos alimentos;
  • consumo de azeite como principal fonte de gordura;
  • utilização de ervas aromáticas, diminuindo a quantidade de sal;
  • partilha das refeições com família e amigos em momentos de convívio.

Importância do azeite na dieta mediterrânica

Regra geral, os países onde se pratica predominantemente a dieta mediterrânica têm na produção de azeite um importante fator económico.

O azeite é, depois, a principal fonte de gordura na alimentação, sendo utilizado na confeção e no tempero das refeições.

5 benefícios do azeite para a sua saúde

As vantagens do azeite não residem apenas no sabor, que torna qualquer refeição mais apetecível. No entanto, há que ter atenção: o azeite é uma gordura com elevado teor calórico, pelo que deve ser consumido com moderação.

1. Contribui para a saúde do coração

O azeite é uma gordura vegetal insaturada. Este tipo de gorduras contribui para a manutenção de uma boa saúde cardiovascular.

O azeite é, portanto, considerado uma gordura cardiossaudável.

2. Melhora a digestão

O azeite contém em pequenas quantidades substâncias que ajudam à correta digestão dos alimentos. O cicloartenol, por exemplo, favorece a secreção da bílis.

O coeficiente de digestibilidade é a quantidade de alimento que o organismo tem capacidade de digerir num determinado intervalo de tempo. O azeite, especificamente o azeite virgem extra, é a gordura que apresenta o coeficiente de digestibilidade mais elevado.

3. Reduz o colesterol

As propriedades do azeite levam a que seja um importante aliado para manter um nível adequado de colesterol no sangue. O feniletanol, presente em reduzida quantidade nesta gordura, impede que o intestino absorva o colesterol.

4. É anti-inflamatório

O azeite tem um elevado teor de substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória.

Estas estabilizam os radicais livres, agentes nocivos a que estamos expostos diariamente e que perturbam o normal funcionamento do organismo. As consequências podem ser envelhecimento precoce e maior risco de desenvolvimento de cancro, diabetes e doenças inflamatórias e degenerativas.

5. Protege o cérebro

O ácido linoleico, um ácido gordo essencial, é outro dos nutrientes que fazem parte da composição do azeite. Um aporte adequado deste ácido contribui para a redução do risco de alterações neurológicas, declínio cognitivo e dificuldades de aprendizagem, entre outros problemas.