O brócolos são um vegetal cuja característica mais marcante é a semelhança, ainda que em miniatura, com uma pequena árvore . Há quem prefira prepará-lo cozido, comê-lo sozinho, com pedaços de presunto ou até com molho bechamel. Em qualquer caso, o mais comum é comer apenas a parte superior do produto e descartar o caule.
No entanto, o Infobae relatou as propriedades benéficas desta parte do brócolos para o corpo, destacando não só o facto de que é comestível, mas também que possui uma grande quantidade de nutrientes.
Entre os primeiros benefícios a serem destacados está o alto teor de fibras fornecido pelo caule, o que ajuda quem o consome a ter uma melhor digestão e um trânsito mais regulado. Também mencionam a vitamina C , que é boa para fortalecer o sistema imunológico.
Ácido fólico e vitamina A também estão na lista. Este último é conhecido pela sua contribuição para uma melhor saúde ocular, além de contribuir para o cuidado da pele e do sistema imunológico. Por outro lado, o ácido fólico estimula uma melhor produção de glóbulos vermelhos.
Os antioxidantes contidos no caule do brócolos, segundo a Infobae, se ligam-se ao potássio. Isso está incluído na lista por contribuir para melhorar a função muscular e regular a pressão arterial .
São diversos os minerais que também estão entre os conteúdos do caule deste vegetal, de entre os quais se destacam o magnésio, o zinco e o ferro.