Quando chega o tempo mais quente a primeira preocupação (e bem) é a de proteger a pele, de conseguir um bronzeado perfeito, mas muitas vezes esquecemo-nos de proteger os lábios.
A exposição ao sol pode tornar os lábios, principalmente o lábio inferior, mais seco e, para pessoas com peles mais sensíveis, propensos a rachaduras. Pessoas com mais de 45 anos e pessoas com pele clara expostas intensamente ao sol são as mais suscetíveis aos danos causados pelo sol.
A pele da região dos lábios é fina e delicada, pelo que exige cuidados específicos, sobretudo no verão, com a ação de agentes como o sol, mar, piscina e ar condicionado. Por isso, é fundamental manter uma boa hidratação e proteção dos lábios nesta época.
Primeiro, é essencial hidratar para evitar que os lábios fiquem secos e feios. Para isso, deve-se beber bastante água e utilizar hidratantes labiais específicos.
Se tem o costume de usar batom, pode ficar mais tranquila, pois a maioria possui nas suas fórmulas, componentes que hidratam e dão brilho.
Nesta altura do ano proteger os lábios dos raios solares é tão importante quanto usar protetores na pele.
Alguns hidratantes e batons já possuem o fator FPS, contudo o nível de proteção não é muito alto, ficando entre FPS 8 e 15. Para se conseguir uma total proteção contra o sol, recomenda-se os protetores com FPS 30.