O prestigiado Troféu Internacional de Frankfurt reúne todos os anos na cidade alemã a elite mundial de produtores e especialistas em cerveja, vinho, queijo e laticínios. Na última edição, o exigente júri atribuiu ao queijo Manchego ‘Ojos de Guadiana Platinum’ o Grande Ouro 2025 e o título de ‘Melhor queijo do mundo 2025’.
Há 25 anos que a Cooperativa Pecuária Ojos del Guadiana fabrica Queijo Manchego DOP (Denominação de Origem Protegida) nos arredores do Parque Nacional Las Tablas de Daimiel. Os mestres artesãos da queijaria produzem manualmente menos de 2 mil unidades deste queijo exclusivo por ano, com matérias-primas dos seus parceiros locais, o que permite o controlo de qualidade desde a origem até à finalização do produto.
Este queijo é vendido em Portugal sendo o seu público o consumidor gourmet que preza pela alta qualidade do produto.
‘Ojos del Guadiana Platinum’ é um tesouro culinário elaborado com leite cru de ovelha La Mancha , e curado durante 18 meses , «para amadurecer lentamente sob a supervisão do mestre queijeiro e tornar-se algo insuperável», explica a marca. A cunha de 200 gramas pode ser adquirida a um preço que ronda os 11 euros.