A Madeira já está preparada para receber o Natal e a Passagem de Ano com um programa especial até 8 de janeiro.
As famosas luzes de Natal são ligadas esta quarta-feira e, como é habitual, são a maior atração da cidade do Funchal.
No centro da capital da ilha, mais precisamente na Placa Central da Avenida Arriaga, surge o Mercadinho de Natal, neste primeiro dia de dezembro, com uma variedade de produtos tradicionais e da gastronomia regional, comercializados nas 22 casinhas decoradas a preceito.
É também para aquele espaço que estão programadas as atuações dos grupos de folclore e das bandas filarmónicas, bem como será palco dos concertos de Natal.
Junto à Sé do Funchal, apresenta-se o conceituado presépio em tamanho real, 12 figuras em talha policromada, que pretende homenagear e representar o nascimento do Menino Jesus numa cenografia com cariz tradicional que se cruza com alguns elementos mais contemporâneos, ocupando uma área de 300 m2.
E, no Largo da Restauração, surge a Aldeia Etnográfica, construída de forma típica e rústica, com casas cobertas a palha e com miolo de vime, inserida num espaço decorado com vegetação natural e exótica que representa a paisagem natural madeirense.
Naquele local haverá uma exposição de antiguidades, réplicas de objetos e objetos elucidativos das atividades desenvolvidas na época, e respetivas demonstrações, retratando profissões que caíram em desuso.
Além disso, estarão patentes o grande presépio de rochinha tradicional madeirense e um presépio de escadinha.
No que toca à gastronomia, serão produzidos e vendidos bolos do caco, sandes de carne-vinho-e-alhos, canja e sopas regionais, assim como existirão bebidas típicas, licores, broas e bolos tradicionais.
As crianças são as estrelas do Jardim Municipal que se veste a rigor para dar asas à imaginação dos mais novos. Pai Natal, trenó, bonecos de neve e renas são apenas alguns dos elementos que podem ser encontrados num dos jardins mais visitados da cidade do Funchal.
A Passagem de Ano, reconhecida como um dos momentos altos do ano no arquipélago, apresenta um espetáculo pirotécnico e de iluminação que promete ficar na memória de quem o assiste. Serão oito minutos a marcar o final do ano 2022 e as boas-vindas a 2023.