Desiludido com a sua vida? Eis como pode (e deve) corrigir o seu pensamento

Esta sensação não deve impedi-lo de avançar com a sua vida, deve antes servir como motivação.

Infelizmente todos temos sonhos e planos que acabam por não se concretizar. Uma oferta de emprego que nunca aconteceu, alguém que não nos liga depois de um encontro, alguém que acaba por ficar com a sua casa de sonho, etc. Tudo isso pode impactar fortemente o seu bem-estar emocional.

À medida que estas desilusões se vão acumulando é natural que algumas pessoas decidam desistir por completo de voltar a sonhar. Esta é emoção tão negativa que é capaz de nos fazer querer sacrificar toda a ideia de coisas boas no futuro.

[Leia também: Transformar sonhos em objectivos? Estas 8 dicas prometem ajudar]

No entanto, esta emoção pode ser suavizada se conseguirmos dar uma nova interpretação à ideia de desilusão. É claro que não obter aquilo que mais queremos vai sempre afetar-nos, todavia dependendo na nossa perspetiva este acontecimento pode ser encarado como uma catástrofe absoluta ou como uma oportunidade de fazer algo melhor.

Eis 4 recomendações que podem ajudar a garantir que redefine da melhor forma as suas desilusões.

 

  1. Não globalizar a desilusão

Se acabar por expandir a desilusão que sentiu numa situação para o resto de toda a sua vida, então o mais provável é que este sentimento cause uma tremenda dor. Deve antes ser capaz de “compartimentalizar” a sua desilusão e perceber que existem inúmeros outros aspetos positivos na sua vida. Apenas porque algo não funcionou desta vez isso não significa que não irá resultar no futuro. Não deixe que os acontecimentos do passado condicionem as suas decisões no presente.

 

  1. Não personalize a desilusão

Outra forma errada de exagerar o impacto de uma desilusão é quando personalizamos o problema. Ideias como “se isto aconteceu então é porque eu não sou bom o suficiente ou não mereço isto”. Caso não tenha recebido a proposta de emprego que desejava o mais provável é que o empregador tenha recebido inúmeros outros candidatos ou tivesse já inclusive uma ideia de quem queriam contratar. Não encare isto como sendo culpa sua. Existem inúmeros outros fatores, fora do seu controlo, que influenciam a forma como os eventos se desenrolam.

 

  1. Não categorize uma desilusão sempre como algo “mau”

As pessoas assumem sempre que se algo que não desejavam lhes acontece então isso significa algo mau, que apenas irá trazer impactos negativos. A verdade é que as nossas maiores desilusões têm o potencial para nos abrirem certas “portas” e boas oportunidade que jamais havíamos imaginado. Quando perdemos um emprego ou somos forçados a mudar de cidade, isso pode significar que vamos conhecer um grupo novo de pessoas ou descobrir uma casa de “sonho” que sejam capazes de enriquecer a nossa vida. Nunca sabemos os resultados exatos de um qualquer acontecimento. Procure manter uma perspetiva minimamente positiva.

 

  1. Aprenda

O sucesso é muitas vezes o resultado dos nossos falhanços. Algumas das pessoas que obtiveram mais sucesso neste mundo, afirmaram diversas vezes a quantidade de falhanços cometeram ao longo da sua jornada. O segredo para o sucesso passa por não deixar que estas rejeições e desilusões nos impeçam de continuar a tentar. Não podemos perder o entusiasmo. Simplesmente por vezes não estamos prontos e necessitamos de errar para aprender como ser melhores. As desilusões devem assim ser encaradas como oportunidade ao invés de obstáculos.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...