O que causa as dores musculares? E como podemos atenuá-las?

A sensação é familiar a quase todos: depois de um tempo sem fazer grande esforço físico, quando volta novamente ao ativo, os músculos dão de si. O simples ato de dar um passo parece uma tarefa hercúlea.

Massajar para que as dores musculares aliviem acaba por criar uma dupla sensação: uma dor que, ao mesmo tempo, parece saber bem. O melhor é livrar-se delas. O site medis.pt explica como.

O QUE SÃO DORES MUSCULARES?
São dores, como o próprio nome indica, sentidas nos músculos. Podem afetar uma pequena área ou todo o corpo, podendo ser leves ou mais extremas. Estas dores têm o “dom” de nos fazer ter consciência de músculos que anteriormente nem tínhamos dado pela sua “presença”. Ou não fosse o nosso corpo constituído por mais de 600 músculos.

Apesar de a maioria das dores musculares desaparecer em pouco tempo, existem outras que se mantém por um período mais longo, podendo durar meses.

POR QUE ACONTECEM?
Depois de uma pequena pausa, retomam-se as rotinas diárias, que podem incluir o regresso ao ginásio. Mesmo que seja apenas por um par de dias que deixou de fazer exercício físico, ainda assim é provável que as dores musculares apareçam.

Elas ocorrem devido a um esforço muscular extremo, seja pela intensidade ou pela duração do exercício, e estão relacionadas com a acidez e degeneração muscular.

Regra geral, tendem a sentir-se ainda no próprio dia em que o esforço foi feito, mas a sua maior incidência é nas 36 a 48 horas após o exercício. Além do tipo de treino, as dores musculares também dependem da idade, do descanso feito e até do metabolismo de cada pessoa.

Porém, não é necessário praticar exercício físico para sentir este tipo de dores. A tensão, o stress, as pequenas lesões ou mesmo o uso excessivo da força muscular também contribuem para o seu aparecimento.

COMO PREVENIR?
Existem várias formas de prevenir as dores musculares, sobretudo se elas se deverem ao esforço por atividade física. Se for o seu caso, experimente:

fazer aquecimento antes de praticar exercício
alongar no final de todos os exercícios físicos
ingerir água antes, durante e após o exercício, pois ajuda a oxigenar os músculos
praticar exercício físico regularmente.
Caso as dores musculares se devam a tensão, e se passa um dia inteiro à secretária, alongue de hora a hora.

COMO ALIVIAR AS DORES MUSCULARES?
É normal que, mesmo tomando todas as medidas para prevenir as dores musculares, elas teimem em aparecer. Sempre que acontecer, experimente:

Descansar
Evite esforços intensos na zona afetada. Exercícios com muita carga ou que exigem demasiado do(s) músculo(s) em causa só agravarão a dor, podendo levar a lesões.

Aplicar gelo
O gelo pode ajudar a aliviar a dor, assim como a reduzir a inflamação.

Fazer massagens
Uma vez que estas dores se devem à degradação das fibras musculares e da libertação natural de enzimas inflamatórias, massajar a zona dorida ajuda a diminuir essas toxinas. Ao mesmo tempo, a massagem permite também que o músculo seja mais rapidamente oxigenado.

Aplicar calor
Além do gelo, também o calor pode ajudar a atenuar as dores musculares, uma vez que relaxa o músculo.

Ler Mais