Há muito tempo que os especialistas tentam descobrir novos e melhores tratamentos para evitar que as mulheres sofram os sintomas extenuantes da menopausa – afrontamentos, confusão mental e fadiga debilitante.
Embora a substituição das hormonas sexuais perdidas pela terapia de reposição hormonal seja eficaz para algumas, não reduz todos os sintomas. Mas e se fosse possível atrasar – ou até mesmo impedir – que a mudança hormonal acontecesse?
Quando as mulheres atingem a idade da menopausa, geralmente entre 45 e 55 anos, sentem um declínio acentuado das hormonas reprodutivas, incluindo estrogênio, progesterona e AMH.
Mas os investigadores da empresa de biotecnologia Oviva Theraputics, sugerem que injetar AMH em mulheres a cada poucos meses poderia aumentar artificialmente os níveis da hormona AMH, o que poderia atrasar a mudança – talvez indefinidamente.
Os cientistas não comentaram os riscos da injeção, mas foi demonstrado que a TRH regular aumenta o risco de cancro de mama e de endométrio .
Acredita-se que o declínio nos ovários esteja ligado a uma diminuição gradual no número de folículos nos órgãos, que contêm óvulos em desenvolvimento.