Nascido no dia 10 de Maio de 1936, na freguesia de Santa Maria Maior da cidade do Funchal foi um dos mais reconhecidos madeirenses na sua área de atividade, tendo estado durante décadas ligado ao Partido Comunista Português na Madeira.
Rui Nepomuceno traçou o seu próprio perfil no blogue que manteve ativo durante anos: “Sendo filho do industrial e dirigente desportivo João Nepomuceno e de Maria da Paixão de Faria Nepomuceno. Em 2009 foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique; e em 2010 foi agraciado com a Medalha de Honra da Ordem dos Advogados.”
A notícia da sua morte foi feita pelo presidente do Governo Regional da Madeira, que no seu perfil pessoal no Facebook publicou uma foto conjunta.
“Foi com grande tristeza que soube do falecimento de Rui Nepomuceno. Uma grande perda para a Região, a deste grande advogado, político, autor e historiador que dedicou a sua vida à defesa das causas em que tanto acreditava. À família e amigos que deixa, os meus mais profundos sentimentos”, escreveu Miguel Albuquerque.