Partilhar

Óbito: Morreu Robert Towne, argumentista do filme ‘Chinatown’

Tinha 89 anos

3 Julho 2024
Forever Young com Lusa

O argumentista norte-americano Robert Towne, autor de “Chinatown”, frequentemente descrito como o melhor argumento alguma vez escrito, morreu aos 89 anos.

Robert Towne, que ganhou um Óscar por aquele argumento, morreu na segunda-feira, “pacificamente em casa, rodeado pela família”, disse na terça-feira a agente Carri McClure à agência de notícias France-Presse.

Towne começou a trabalhar em Hollywood nos anos 1970, tendo contribuído em vários filmes clássicos, como ‘Bonnie and Clyde’ e ‘O Padrinho’, embora o nome não apareça nos créditos.

No primeiro, trabalhou como consultor criativo no início da carreira, nos anos 1960.

Por ‘O Padrinho’, Towne foi saudado no palco dos Óscares por Francis Ford Coppola, que ganhou a estatueta para melhor argumento.

O realizador prestou-lhe homenagem pela “belíssima cena entre Marlon [Brando] e Al Pacino no jardim”.

Towne foi nomeado três anos consecutivos para o Óscar de Melhor Argumento em meados da década de 1970, arrebatando o prémio com ‘Chinatown’, realizado por Roman Polanski.

O filme é protagonizado por Jack Nicholson, um detetive privado dos anos 1930 cuja investigação à infidelidade de um marido expõe um mundo de corrupção em Los Angeles.

Como argumentista, juntou-se a Tom Cruise em ‘Days of Thunder’ (‘Dias de Tempestade’), lançado em 1990. A dupla continuou a trabalhar em conjunto nos dois primeiros filmes ‘Missão Impossível’.

Towne, que realizou uma série de filmes ao longa da carreira, foi ainda consultor na série televisiva ‘Mad Men’.

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 28 minutos

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 1 hora

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 2 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 3 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 4 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 5 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 6 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.