Vítor Matias Ferreira era professor Catedrático Emérito do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, onde lecionou durante mais de trinta anos e do qual foi Presidente, informa o estabelecimento de ensino superior no seu site oficial.
Reputado investigador no campo da sociologia urbana, desenvolveu trabalho relevante sobre os movimentos sociais no período revolucionário de 1974-1975. “Já no período democrático destaca-se o seu trabalho sobre a transformação da metrópole de Lisboa”, pode ler-se na página do ISCTE.
Entretanto lançou em 1994, em conjunto com Francesco Indovina, o observatório “Expo’98 em Lisboa: observar enquanto se realiza”.
Também foi um dos fundadores do Centro de Estudos Territoriais, entretanto integrado no Centro Dinâmia”Cet e Diretor da revista “Cidades. Comunidades e Territórios”, e publicou vários livros, assim como capítulos de livros e artigos em publicações nacionais e estrangeiras, dos quais se destacam “Lisboa, de Capital do Império a Centro da Metrópole” (1986); “Lisboa, a Metrópole e o Rio” (coord.) (1997); “A Cidade da Expo “98” (1999) e “Fascínio da Cidade” (2004).