Compre roupas que não amassem. Opte por peças feitas de poliéster, náilon ou as que têm o aviso “não passar a ferro” na etiqueta.
Antes de levar a roupa à máquina, separe as peças em sacos de lavar para minimizar o enrugamento durante a lavagem. Para as peças delicadas, além dos sacos de lavar roupa, use sempre o ciclo delicado da máquina. Assim, elas não vão sair da lavagem mais amassadas do que devem, o que também ajuda na conservação do tecido.
Antes de estender a roupa, sacuda bem cada peça e usar cabides para pendurar blusas e camisas evitando marcas de molas desnecessárias.
Quando for tomar banho, pendure a roupa amassada na casa-de-banho para aproveitar o vapor do ambiente.
Se for inevitável passar a roupa, um revitalizador instantâneo pode ser uma boa ideia. Basta borrifar no tecido, passar a mão suavemente para ficar suave.
Quando passar a ferro, use sempre a tábua. Tenha cuidado para que o fio não fique no caminho de ninguém.
Se não tem espaço ou estiver a viajar, uma almofada térmica faz o mesmo trabalho da tábua e pode ser usada sobre qualquer superfície.
Tenha a certeza de que o ferro está em perfeito estado, limpo e sem “agarrar” os tecidos. Qualquer sujidade pode derreter e manchar as roupas.
É melhor passa a roupa enquanto ela ainda está um pouco húmida, por isso os ferros a vapor funcionam bem. Mas é possível adicionar humidade borrifando água.
Quem não se sente seguro para usar ferro pode apostar num vaporizador portátil.