Partilhar

Opinião: «Direitos dos Pacientes Oncológicos – a segunda opinião médica», Sara Peixoto, Dower Law Firm

Artigo de opinião de Sara Peixoto, Dower Law Firm

25 Outubro 2024
Sara Peixoto, Dower Law Firm

Os utentes de serviços de saúde, entre esses se enquadrando os pacientes oncológicos, possuem um conjunto de direitos que se encontra, desde logo, plasmado na Lei n.º 15/2014, de 21 de Março (lei que apresenta uma consolidação dos direitos dos utentes de saúde).

De entre o elenco de direitos lá vertidos, surgem como premissa da segunda opinião médica, e bem assim com particular relevância para todos os cidadãos (potenciais utentes), os seguintes direitos:

Direito de escolha dos serviços e prestadores de saúde: como o próprio nome indica o utente tem um direito de escolha, o qual surge, no entanto, balizado pela medida dos recursos disponíveis.

Direito à adequação da prestação dos cuidados de saúde, o qual se subdivide em, pelo menos, três essenciais vertentes: o direito a receber, com prontidão ou num período de tempo considerado, casuisticamente, clinicamente aceitável os cuidados de saúde de que necessita; o direito a receber os cuidados de saúde mais adequados e tecnicamente corretos e, ainda, o direito a que os cuidados sejam prestados de forma humana e em respeito ao utente.

Direito à informação: traduz-se no direito a ser informado pelo prestador dos cuidados de saúde sobre a sua situação, sobre a existência de alternativas possíveis para o seu tratamento e, ainda, acerca da evolução provável do seu estado de saúde. Este direito vincula, ainda, o prestador de cuidados de saúde a transmitir a informação de modo acessível, objetivo, completo e compreensível. A estes requisitos acresce (sempre) a obrigatoriedade de tratar com humanidade o paciente.

A segunda opinião médica é um direito consagrado no Código Deontológico da Ordem dos Médicos e também na Carta dos Direitos e Deveres do Doente.

Este direito tem como principal objtivo possibilitar ao doente obter um parecer de um outro médico acerca do seu estado de saúde, permitindo-lhe tomar uma decisão mais esclarecida e fundamentada sobre o seu tratamento.

A segunda opinião médica reveste-se, portanto, de particular relevância para a formação da convicção do paciente acerca da sua situação de doença e dos caminhos clínicos e de tratamento que poderá prosseguir. O envolvimento e cabal esclarecimento do doente são pressupostos essenciais da prestação de serviços médicos, servindo a segunda opinião médica também o fito de assegurar a participação ativa e informada do paciente nas decisões.

Nesta conformidade, confrontado com uma situação em que se afigure pertinente obter uma segunda opinião médica, o utente poderá, desde logo, iniciar o procedimento junto do médico que o acompanha, médico de família ou médico de clínica geral.

Nesses casos, o médico deve fornecer todos os elementos relevantes que possam ser utilizados por outros médicos para análise.

Realça-se, além disso, que o médico está deontologicamente vinculado a encorajar o doente a pedir uma segunda opinião sempre que entenda ser útil ou sempre que se aperceba que é essa a vontade do doente.

Sinaliza-se, por fim, que o próprio doente pode dar início a tal procedimento junto das unidades de saúde, clínicas ou hospitais; do seu seguro de saúde (devendo verificar as coberturas) ou, pelo menos em certos casos, de associações especialistas.

Mais Recentes

Encefalopatia Traumática Crónica: conheça aquela que é conhecida como a Demência Pugilística

há 14 minutos

Óbito: Morreu o pugilista brasileiro Maguila

há 24 minutos

Proteja a sua saúde: nunca reaqueça estes alimentos

há 34 minutos

14 exposições de arte para ver na Europa no decurso do outono

há 49 minutos

Inaugurada adega do Paço do Curutelo, após investimento de 3,4 milhões de euros

há 1 hora

Prepare-se: a vida deste signos vai mudar (e muito) até ao fim do ano

há 1 hora

Especialista em viagens de luxo revela 5 segredos para viajar como os mais ricos

há 1 hora

Entrevista: «É importante compreender que, na maioria dos casos, a disfunção eréctil é um sintoma de outro problema subjacente», Nuno Tomada, urologista e andrologista

há 2 horas

Clinica portuguesa assina acordo de cooperação com unidade de saúde do Médio Oriente

há 3 horas

Opinião: «Direitos dos Pacientes Oncológicos – a segunda opinião médica», Sara Peixoto, Dower Law Firm

há 3 horas

A fazer planos para o almoço? Há uma nova carta de inverno que chama por si neste restaurante

há 3 horas

Revelada data (e local) do velório do cantor Liam Payne

há 3 horas

Cerimónias fúnebres de Marco Paulo: saiba onde e quando pode prestar a última homenagem ao cantor

há 3 horas

Portugueses viajam mais neste final de ano e elegem destinos tradicionais

há 4 horas

Se vai começar a treinar não se esqueça de cumprir estas 5 etapas

há 18 horas

Opinião: «Dia Mundial da Poliomielite, a vacina é a única forma de erradicar a doença do planeta», Joana Fernandes, especialista em medicina geral e familiar

há 19 horas

Certamente que não vive sem eles, mas tem a certeza que sabe limpar corretamente os seus pincéis de maquilhagem?

há 20 horas

«Calma, chega para todas»: é a loucura com a nova paleta de sombras da Mercadona. O preço? Não chega a 8 euros

há 20 horas

Tic-tac, tic-tac: não se esqueça que a hora está quase a mudar

há 20 horas

Vírus sincicial respiratório: saiba como prevenir e a que sintomas deve estar atento

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.