Partilhar

Opinião: «Consumo regular de canábis tem impacto na saúde reprodutiva de mulheres e homens», Samuel Ribeiro, especialista em ginecologia e obstetrícia, e em medicina da reprodução

Artigo de opinião de Samuel Ribeiro, especialista em ginecologia e obstetrícia, e em medicina da reprodução

4 Fevereiro 2025
Samuel Ribeiro, especialista em ginecologia e obstetrícia, e em medicina da reprodução

O consumo regular de canábis, muitas vezes diário, está a preocupar os médicos devido ao impacto que esta substância ilícita pode ter na saúde reprodutiva de mulheres e homens. Para além da sua natureza viciante, muitos destes consumidores estão em idade fértil e podem, mais tarde, ver diminuir as hipóteses de constituir uma família.

O consumo de produtos derivados da canábis pode afetar a fertilidade, tanto masculina como feminina. O uso recreativo da substância ilícita tem sido associado a alterações nas hormonas reprodutivas, no ciclo menstrual e nos parâmetros do sémen. O uso de canábis em homens também tem sido associado à disfunção erétil, espermatogénese anormal e atrofia testicular. Em mulheres, a exposição a produtos derivados da canábis tem sido associada à infertilidade e à implantação e desenvolvimento anormais do embrião.

De acordo com dados do V Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral, promovido pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), em 2022, a canábis foi, uma vez mais, a substância ilícita com as maiores prevalências de consumo ao longo da vida e de consumo recente e atual, seja na população total (15-74 anos) seja na população jovem e jovem adulta (15-34 anos).

O facto de os produtos derivados da canábis terem uma elevada prevalência nos jovens adultos e também uma maior taxa de continuidade é preocupante, pois pode hipotecar o futuro destes jovens no papel de pais. É preciso lembrar que o consumo tem impacto na saúde de modo geral, onde se inclui a capacidade reprodutiva.

Estes efeitos são reversíveis?

No caso dos homens, o sémen tem um ciclo de formação de cerca de 70 dias, pelo que, é preciso ter em conta a redução de eventuais hábitos nocivos, nos três meses que antecedem o início da tentativa de gravidez ou tratamento de reprodução assistida.

No caso das mulheres que consomem regularmente esta droga, é um pouco mais complicado, uma vez que os distúrbios hormonais podem levar à anovulação, ou seja, à ausência de libertação de óvulos. Além disso, afeta as trompas de Falópio, dando mesmo origem à possibilidade de uma gravidez ectópica e a um risco acrescido de aborto espontâneo.

Ao contrário de outras drogas, a canábis é uma substância relativamente acessível, para além da falsa perceção social de que é menos viciante, pelo que o seu consumo é mais frequente em pessoas em idade reprodutiva. Devemos sempre levar uma vida saudável em todos os sentidos. Mas, se a maternidade ou a paternidade estão entre os nossos projetos, o abuso de substâncias deve estar sempre fora da equação.

Mais Recentes

Hospital de Cascais implementa Projeto VéloPsiq

há 13 minutos

L’Égoïste Bar & Restaurant reinventa os sabores da Páscoa num almoço para toda a família

há 42 minutos

Uma Páscoa em família com um Brunch à portuguesa no InterContinental Porto

há 1 hora

Buffet de domingo, bem-estar no spa e chocolates irresistíveis: venha conhecer um programa de Páscoa muito especial

há 2 horas

Um convite suculento: reuna amigos, família e muito, muito apetite

há 17 horas

Gigantes pré-históricos invadem a Lourinhã

há 18 horas

“Burn”: conheça as descobertas revolucionárias para queimar gordura

há 19 horas

Costa Deliziosa regressa ao Mediterrâneo após concluir o cruzeiro Volta ao Mundo 2025

há 20 horas

W Algarve lança programação para a semana de Páscoa

há 21 horas

Como lidar com as reuniões familiares nesta época festiva

há 22 horas

Hotéis Valverde celebram a Páscoa com programas especiais em Lisboa, Sintra e Santar

há 23 horas

“à Mesa com a Vista Alegre” espera por si numa viagem pela marca

há 1 dia

Escapadinhas de Páscoa com programas para toda a família

há 1 dia

Aqui a Páscoa comemora-se ao ar livre com caças de ovos, pinturas e pratos recheados de sabor

há 1 dia

Se o seu sonho é ir à Islândia esta noticia é para si: vai poder fazê-lo com 25% de desconto (nos voos)

há 1 dia

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 2 dias

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 2 dias

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 2 dias

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 2 dias

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.