Partilhar

Opinião: Será verdade que esta cirurgia não é para homens?

Artigo de opinião de Gil Faria, cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo, Coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde Professor da FMUP Investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade

17 Julho 2024
Forever Young
Principal preocupação estética dos portugueses é o excesso de gordura

A obesidade é a doença mais prevalente em todo o mundo, com quase mil milhões de pessoas afetadas, e é responsável por cerca de 10% de todos os gastos em saúde nos países desenvolvidos. Tem efeitos negativos na saúde e está associada a um aumento de múltiplos riscos, incluindo de mortalidade. Afeta igualmente homens e mulheres e a sua incidência tem aumentado em todas as faixas etárias. No entanto, o sexo masculino

Gil Faria, cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo, Coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde

desenvolve mais doenças associadas à obesidade como a diabetes tipo 2, hipertensão arterial, alterações no colesterol ou apneia do sono.

A cirurgia metabólica é o tratamento com melhor resultado a curto e longo prazo. Tem demonstrado ser uma intervenção extraordinariamente segura, com uma ótima relação custo-eficácia e com o mesmo grau de sucesso em ambos os sexos, mas no acesso à cirurgia bariátrica existe um claro desequilíbrio de géneros, sendo que cerca de 80% dos doentes operados são mulheres.

Estas parecem estar mais alertas para os problemas de saúde associados à obesidade. São muito mais propensas a serem submetidas a cirurgia mais cedo na vida, enquanto os homens esperam muito até terem mais comorbilidades. Diversos estudos demonstram que as pacientes do sexo feminino submetidas a cirurgia são mais jovens e têm menor carga de doença.

A redução da qualidade de vida das mulheres, principalmente relacionada com a autoestima, vida sexual e défices de mobilidade, poderá afetar a sua decisão de procurar a cirurgia metabólica. Apesar de apresentarem quase sempre um menor IMC, as mulheres jovens e caucasianas são as que relatam maior impacto da obesidade no seu dia a dia.

Adicionalmente, os problemas de fertilidade e os riscos associados a uma gravidez com obesidade também estimulam bastantes jovens a procurar uma solução na cirurgia metabólica.

A maior proporção de mulheres jovens a serem submetidas a cirurgia bariátrica pode também dever-se às fortes pressões culturais e sociais na procura de um corpo ideal.

Em contraste, as pressões culturais, sociais e reprodutivas representam um menor estímulo para os homens com obesidade procurarem tratamento. Comparados com as mulheres têm, normalmente, menor noção do seu peso real, menor insatisfação com os seus quilos a mais e menos tentativas de tratamentos prévios. Tipicamente, os homens procuram a cirurgia numa idade mais avançada e com mais doenças associadas, o que aumenta o risco de complicações e de mortalidade.

Num estudo científico que avaliou especificamente homens submetidos a cirurgia bariátrica, concluiu-se que estes associavam a ideia da cirurgia a vaidade e a critérios estéticos, com os quais não se identificavam e que apenas a ocorrência de uma complicação de saúde (como um enfarte) os fez compreender a gravidade da obesidade e a necessidade de procurar um tratamento eficaz.

É, pois, importante perceber que homens e mulheres podem ter motivações diferentes para procurar a cirurgia como solução para a doença da obesidade, e que todas são válidas e estão sempre associadas a uma diminuição franca da qualidade de vida, quer seja numa vertente física, psicológica ou social. A cirurgia metabólica permite recuperar a qualidade de vida e encarar o futuro com maior satisfação e expectativa de anos de vida saudáveis.

Mais Recentes

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 34 segundos

4 signos que vão sentir um alívio financeiro até ao fim do mês de abril

há 43 minutos

Celebrar 50 anos: dicas para planear uma festa inesquecível

há 1 hora

Importa esclarecer: tem a certeza que sabe aplicar (bem) o protetor solar?

há 3 horas

Lembra-se dos Chuck Taylor All Star XX-Hi? Os All Star de cano longo estão de volta

há 3 horas

O mais recente ícone de moda da terceira idade tem mais de 80 anos

há 3 horas

Tratamentos para rejuvenescer a região dos olhos depois dos 50 anos

há 3 horas

Específicos e importantes: cuidados a ter com a pele após os 60 anos

há 4 horas

Maiores de 60 anos: jogar golfe regularmente pode reduzir o risco de morte precoce

há 4 horas

Ageótipos: conheça os diferentes tipos de envelhecimento

há 5 horas

Adivinha quem voltou? Dicas para usar pérolas em 2025

há 5 horas

O sucesso está ao alcance de todos: as 30 melhores profissões para maiores de 50 anos

há 5 horas

Como manter saudáveis os cabelos compridos depois dos 50 anos

há 5 horas

Especialista alerta para os riscos da inseminação caseira promovida nas redes sociais

há 6 horas

Páscoa molhada, Páscoa abençoada: 10 distritos portugueses sob aviso amarelo

há 6 horas

«Este é o signo que tem maiores hipóteses de se tornar milionário», revela estudo

há 19 horas

Nunca compre estas coisas em segunda mão

há 22 horas

Jamais tenha a tentação de guardar estas coisas na casa-de-banho

há 22 horas

A água lava tudo, ou quase: jamais a use para limpar estes objetos

há 22 horas

Em forma depois dos 50 anos: ponha em pratica estas dicas

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.