Com a chegada da Primavera e a Páscoa à porta, é chegado também o período de marcação de férias para muitos portugueses. Antes de decidir o seu próximo destino, é fundamental: informar-se, pesquisar e comparar!
Por Maria João Lopes Brand Manager do Portal da Queixa by Consumers Trust
Programar planos de férias e escapadas vão preencher os próximos meses de primavera e de verão. A pensar nisso, aqui ficam algumas dicas para viajar sim, mas sempre de forma segura e com toda a informação necessária sobre os seus direitos enquanto consumidor.
Evite percalços desnecessários, cancelamentos inesperados, problemas de comunicação, entre outros aspetos, começando pelo mais importante: Pesquisar antes de Comprar! Para aproveitar as suas férias como merece, tenha em conta estas dicas fundamentais.
Viagens dentro do país: o que ter em conta
Seja em viagens de carro ou de transportes públicos, há alguns aspetos a ter em conta antes de qualquer viagem. É importante ter sempre o documento de identificação válido e todos os documentos, meios de pagamento, bilhetes, selos e seguros contratados – de viagem, da viatura, ou outro – ativos. Uma nota: caso viaje com filhos, deve ter sempre consigo a identificação do menor e, adicionalmente, boletim de seguro ou outros documentos de saúde necessários. Se viaja com outros menores – sejam eles familiares ou amigos – convém ter uma declaração, datada e assinada pelos respetivos progenitores, com a identificação completa do menor, morada de residência e contacto.
Viagens de avião? Conheça os seus direitos!
Dependendo do destino escolhido, há que ter em conta vários aspetos. Para voos dentro da União Europeia, necessita apenas da documentação necessária – cartão de cidadão e seguro de saúde – cartão de crédito, assistência na saúde ou outros trâmites específicos do país de destino. Se viaja com menores, encontra toda a documentação e informação necessária aqui. Em viagens intercontinentais, será necessário reunir toda a documentação pedida para entrar no país: passaporte, seguro, visto, boletim de vacinas em dia se necessário. Informe-se bem de toda a documentação necessária diretamente com o agente de reservas de viagem escolhido.
O que fazer em caso de atraso ou cancelamento de voos? A legislação europeia prevê que o consumidor tenha direito a uma indemnização entre 125 e 600 euros, tendo em conta a distância do voo e a duração dos atrasos. Caso o voo seja cancelado à última hora, deve ser-lhe dada a opção de reembolso do preço total do bilhete, no prazo de sete dias, ou deve ser apresentada uma outra opção razoável. Poderá ter ainda direito a uma indemnização entre 250 a 600 euros, exceto se o atraso do voo for por causa maior.
O que saber se a bagagem não chega ao destino? Tem direito a uma indemnização até 1.223 euros, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Se a bagagem chegar até si danificada, dispões de sete dias a contar do dia em que recebe a mala para apresentar queixa à companhia aérea. Se o caso for de atraso na receção da bagagem tem até 21 dias para reclamar. Não se esqueça de guardar as cópias da reclamação!
Como resolver algum problema durante a viagem? É um detalhe que pode fazer toda a diferença: registar a viagem no consulado pode ser um apoio muito importante em caso de acidente, catástrofe natural, entre outros incidentes. Só precisa de enviar um e-mail para gec@mne.pt, indicando o número do cartão de cidadão, o número de telemóvel, o percurso da viagem, o contacto do alojamento e o nome de alguém a contactar em caso de emergência. No caso de perda ou roubo de passaporte, é necessário pedir um documento provisório no consulado, depois de provar a sua identidade e apresentar queixa na polícia. Tenha sempre à mão os contactos da polícia local e do consulado ou embaixada portuguesa.
O que saber antes de reservar alojamento?
No momento de reservar alojamento para as suas próximas férias, evite ao máximo fazer reservas por telefone ou através de anúncios particulares feitos em redes sociais, por exemplo. Procure reservar alojamento em sites de reservas credíveis – pode fazer a sua pesquisa na categoria “Sites de Reservas de Alojamento” no Portal da Queixa, comparar rankings e conhecer a opinião de outros consumidores antes de tomar uma decisão.
Além disso, e caso detete alguma situação fraudulenta, denuncie sempre a situação na plataforma. Opte sempre por métodos de pagamento seguros. Guarde todos os comprovativos e recibos de pagamentos efetuados.
Se, por outro lado, chegar ao alojamento e este seja totalmente diferente do que reservou, ou perceba que foi burlado, reclame igualmente no Portal da Queixa. A partilha da sua experiência é muito importante e ajuda outros consumidores a não cair na mesma situação.
Hotéis, Viagens e Turismo: pesquisar, comparar e decidir depois de ver ranking esta categoria no Portal da Queixa
A nova funcionalidade “Comparador de Marcas” disponibilizada no Portal da Queixa permite ter um acesso mais rápido a toda a informação sobre marcas. Assim, e antes da sua próxima viagem, use-a para tomar decisões informadas e acertadas. Pode comparar até três empresas da categoria “Hotéis, Viagens e Turismo”, ver Índices de Satisfação, Taxas de Solução e de Resposta, Avaliações de Satisfação, entre outros aspetos.
É importante ter o máximo de informação possível sobre a agência, site de reserva, alojamento ou outro serviço necessário para as férias. De forma a evitar imprevistos desnecessários e cumprir o propósito da viagem: desconectar e aproveitar ao máximo uns dias de descanso. Para isso, informe-se bem, pesquise (sempre) e tome decisões informadas antes de comprar!