O cancro de próstata é o cancro mais comum entre os homens, por isso, nos últimos anos, recursos e tempo têm sido dedicados a encontrar métodos de diagnóstico mais eficazes e precoces que permitam tratamentos mais adequados para eliminar a doença.
Segundo especialistas, o problema com diagnósticos errados de cancro de próstata é que eles geralmente ocorrem quando a doença está bastante avançada e mais difícil de tratar, enquanto a deteção precoce levaria a tratamentos mais eficazes.
Em uma entrevista, o oncologista polaco Jarosław Łyczek alertou sobre a importância da detecção precoce desse tipo de cancro e garantiu aos homens que tratamentos menos invasivos para a doença estão cada vez mais disponíveis.
Além disso, o médico observou que a doença pode ser difícil de diagnosticar precocemente porque causa poucos sintomas nos seus estágios iniciais.
“Hematúria — sangue na urina — e dor óssea são sintomas de doença avançada”, observa o oncologista.
” A micção frequente (principalmente à noite) pode ser motivo de preocupação, mas também pode indicar a existência de muitas doenças diferentes”, explica o médico.
Jarosław Łyczek ressalta que não é um sintoma específico do câncer de próstata, mas aconselha “consultar um médico” se o problema persistir.