Quando se trata de medicamentos vencidos a principal preocupação geralmente é a redução da eficiência e não a toxicidade. Segundo os especialistas, a maioria dos medicamentos perde qualidades com o tempo devido a alterações químicas.
Embora os medicamentos vencidos geralmente não sejam prejudiciais, tomar medicamentos fracos pode representar sérios riscos à saúde. Por exemplo, o uso de antibióticos ineficazes pode não tratar completamente as infecções, podendo causar doenças mais graves e resistência aos antibióticos.
Estes são os medicamentos vencidos que nunca devem ser tomados
Medicamentos como anticoagulantes, canetas de epinefrina, inaladores, insulina, comprimidos de nitroglicerina, anticonvulsivantes e medicamentos para tireoide nunca devem ser usados após o prazo de validade.
Numa emergência, usar um medicamento vencido pode ser melhor do que nada, mas deve ser substituído imediatamente . A FDA impôs datas de validade aos medicamentos desde 1979, e os fabricantes fornecem estimativas conservadoras para garantir a segurança e eficácia.
Embora os medicamentos vendidos sem receita médica possam ser seguros para problemas menores, os medicamentos prescritos para doenças crónicas que expiraram devem ser substituídos.