Osteoporose? Saiba o que fazer para cuidar melhor dos seus ossos

Existem algumas decisões que deve tomar como forma de reduzir o impacto dos efeitos mais negativos associados a este problema de saúde.

A osteoporose é algo que pode ser assustador para muitas pessoas. É uma condição médica que exige um acompanhamento atento e um conjunto de cuidados redobrados. Para além da medicação que pode ser aconselhada, existem também algumas formas de ajudar a prevenir ou reverter os efeitos mais negativos.

Sendo certo que deve consultar um médico especialista capaz de ajudar a fazer um diagnóstico mais completo, a verdade é que existem diversas coisas que pode para cuidar mais eficazmente da sua saúde óssea – antes e depois de um eventual diagnóstico.

Será praticamente impossível reverter por completo um caso de osteoporose, todavia é inteiramente possível conseguir gerir melhor esta situação e melhorar a sua qualidade de vida.

Eis alguns dos exemplos que deve seguir.

 

  1. Corrigir a dieta

A alimentação é um fator determinante para a saúde dos seus ossos. Deve ter particular atenção à sua ingestão de cálcio e de vitamina D. Procure acrescentar às suas refeições alguns poderosos ingredientes, como os brócolos ou os lacticínios. A exposição solar será igualmente altamente aconselhada. De resto, é também importante que reduza o seu consumo de carne animal. Este tipo de proteína pode acelerar o degradar do cálcio nos seus ossos.

 

  1. Pare de fumar e não consuma muito álcool

O tabagismo tem demonstrado ser um hábito altamente prejudicial para a saúde dos ossos, na medida em que acelera a perda de cálcio. Apesar de um simples copo de vinho por dia poder não ter obviamente o mesmo impacto, é importante que aborde este tema com o seu médico. Perceba de que forma os seus hábitos de bebida podem ser prejudiciais para a sua densidade óssea.

 

  1. Altere a sua rotina de exercício físico

Deve procurar corrigir a sua rotina de exercício de forma a garantir que está a preparar o corpo da melhor forma para lidar com esta situação. Experimente fazer um pouco mais de treino de força e acrescente alguns pesos à sua rotina. De resto, evite exercícios de alto impacto como a corrida, o saltar corda, subir escadas ou até as caminhadas. O ideal será conseguir ganhar massa muscular que apoie os seus ossos.

 

  1. Suplementos

Os suplementos podem ser importantes para complementar algumas das deficiências da sua alimentação. Caso, por algum motivo, não esteja a conseguir obter todas as vitaminas e minerais que necessita, deverá procurar avaliar com o seu médico a hipóteses de começar uma suplementação. Em particular de cálcio, magnésio e vitamina D.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...