Embora as tarifas tenham sido suspensas, o medo persiste entre as empresas que podem ser mais afetadas. Por isso empresas espanholas de setores como vinho e azeite de oliva estão a tomar medidas para antecipar o impacto potencial que isso pode ter no setor.
O que essas empresas fizeram foi antecipar ao máximo as suas exportações para o mercado americano, conseguindo acumular até seis meses de vendas antecipadamente. Isso garante a disponibilidade desses produtos nos supermercados dos EUA, enquanto se aguardam as negociações que possam ocorrer entre o governo Trump e Bruxelas.
Segundo o jornal El País , entre janeiro e março foram enviados para os Estados Unidos cerca de 15 mil toneladas de azeite, o equivalente a meio ano de vendas.
O mesmo vale para o setor de vinhos, que também aumentou as suas remessas antecipadas. As vinícolas espanholas construíram uma reserva de vários meses, especialmente as empresas mais pequenas.
No entanto, todos sabem que tal situação não se pode prolongar, por isso algumas empresas já exploram alternativas, como mercados na Ásia, Oriente Médio e América Latina.