Partilhar

Papa autoriza canonização do “médico dos pobres”, José Gregorio Hernandez

O Papa Francisco, hospitalizado desde 14 de fevereiro na sequência de uma pneumonia, autorizou a canonização do “médico dos pobres” venezuelano, José Gregorio Hernandez, que será o primeiro santo da Venezuela.

25 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

“Chegou o dia tão esperado. O Papa Francisco assinou o decreto de canonização do nosso Beato José Gregorio Hernandez”, anunciou o cardeal venezuelano Baltazar Porras, num vídeo publicado hoje nas redes sociais.

A data da canonização ainda não foi decidida num consistório, mas a Igreja Católica venezuelana já designa Hernández como “São José Gregorio”.

Na Venezuela, José Gregorio Hernandez (1864-1919) é considerado um herói nacional, e suscita devoção que ultrapassa clivagens políticas, religiosas e sociais.

O médico venezuelano distinguiu-se por ajudar os mais necessitados durante a epidemia da gripe espanhola no início do século XX, que matou cerca de 1% da população.

José Gregorio Hernandez faleceu em 1919, aos 54 anos, atropelado por um carro em Caracas.

As imagens e estatuetas do beato, acompanhadas por velas e um copo de água, são comuns nas casas dos venezuelanos.

Hernandez foi beatificado em abril de 2021 perante um comité reduzido, devido à pandemia da covid-19.

A Igreja Católica considerou que lhe podia ser atribuída a realização de um milagre, nomeadamente por ter curado uma menina de 10 anos que havia sido atingida por um tiro na cabeça em 2017.

Segundo a Igreja, a criança sobreviveu após a mãe ter rezado ao médico falecido.

O Papa Francisco estava hoje suficientemente bem para se reunir no Hospital Gemelli, em Roma, com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e respetivo adjunto para aprovar novos decretos de candidatos a possíveis santos, informou a Santa Sé.

JYFR (JSD) // JMR

Lusa/Fim

 

Mais Recentes

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 29 minutos

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 1 hora

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 19 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 20 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 21 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 22 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 23 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.