Setembro começa com termómetros perto dos 40 graus

De acordo com o IPMA, as temperaturas estarão “acima da média” em setembro. Só as ilhas escapam ao fenómeno.

O mês de setembro vai começar quente, com temperaturas que podem chegar aos 40 graus em algumas zonas do país, segundo previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Já no segundo dia do mês, segunda-feira, as temperaturas máximas sobem de forma significativa. “Segunda-feira prevê-se que seja o dia mais quente com máximas a aproximarem-se dos 40º no interior do Alentejo, Vale do Tejo e na Beira Baixa [entre os 35º e os 40º]”, disse à Lusa o meteorologista Ricardo Tavares.

Em Lisboa, a temperatura deverá alcançar os 36 graus, à semelhança de algumas localidades do Porto. Já em Santarém, por exemplo, as máximas deverão chegar aos 40, a meio da semana.

De resto em todo o território vão estar valores acima dos 30º. “Uma situação de tempo quente nesta altura do ano”, explicou o meteorologista, acrescentando que “esta não é uma situação anormal”, mas as temperaturas “estão bastante acima da média para esta altura do ano”. Este cenário deverá perdurar durante toda a semana.

Já este fim de semana, irá registar-se uma “ligeira descida nas temperaturas mínimas de dois a três graus” e aumento do vento um pouco por todo o país. Ainda assim, as máximas vão manter-se altas, oscilando entre os 20 e 30 graus no litoral e até a chegar aos 35 no interior do país.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Spotify reinventa (com humor) clássicos da música
Automonitor
Club MX-5 Portugal numa aventura pelos Vinhos do Alentejo