Os ombros e o pescoço são duas áreas do nosso corpo que podem sofrer o impacto do stress. Com a passagem do tempo este tipo de desconforto pode tornar-se crónico e contribuir para o aparecimento de outros problemas de saúde.
Felizmente é possível reduzir este tipo de tensão muscular ao seguir um conjunto de exercícios específicos. Certos alongamentos, o yoga e outras formas de relaxamento deverão fazer parte da sua rotina.
Recentemente o portal Healthline identificou alguns dos alongamentos e poses que mais poderão ajudar a reduzir o seu desconforto – e que pode fazer em casa.
-
Alongamento de pescoço
Este é um tipo de alongamento profundo que ajuda a eliminar a tensão acumulada no pescoço e facilita uma maior mobilidade. Para tal basta que utilize a sua mão para “puxar” suavemente a cabeça para um dos lados do seu corpo. Depois repita o mesmo para o outro lado.
-
Libertação de pescoço
Este alongamento permite ajudar a suavizar a tensão tanto no pescoço, como nos ombros. Basta que baixe o seu queixo em direção ao peito e incline a sua cabeça para o lado direto e depois para o lado esquerdo.
-
Balasana, postura de criança
Esta é uma pose de yoga bastante conhecida. É capaz de aliviar a dor no pescoço e nas costas, promovendo igualmente uma sensação de relaxamento. Coloque-se de joelhos com as palmas das mãos viradas para baixo. Sente-se lentamente sobre os seus tornozelos e procure alongar a sua espinha dorsal estendendo os braços para a frente. Aguente esta pose durante 60 a 90 segundos e concentre-se na respiração.
-
Posição de gato
Esta pose funciona como um alongamento capaz de reduzir a tensão no pescoço, nas costas e torso. Coloque-se de joelhos com as palmas das mãos viradas para baixo. Inale e procure baixar o seu torso ao mesmo tempo que vai subindo o pescoço e olhando para o teto. Pare alguns segundo e depois exale ao mesmo tempo que sobe o seu torno – imitando o tipo de espreguiçar dos gatos. Repita esta sequência pelo menos 10 vezes.
-
Linha na agulha
Este alongamento permite relaxar as costas, o pescoço e os ombros. Coloque-se de joelhos com as palmas das mãos viradas para baixo. Movimente a sua mão direita para o lado esquerdo do corpo e permita que o corpo faça uma rotação natural, até que o seu ombro toque no chão. Aguente a pose durante alguns segundos e repita.