São múltiplos os fatores que influenciam esta opinião. Desde logo a realidade de o corpo já não ser jovem.
Não se trata de parar de correr e começar a andar. Não é à toa que os melhores corredores de longa distância do mundo no atletismo não costumam ser jovens. Também não se trata de nunca mais engordar na vida, nem de mudar para um ioga mais descontraído e sair da versão mais desportiva, aquela que exige um pouco mais. Aos 40 anos trata-se de treinar com inteligência, aproveitando a experiência que os anos e o conhecimento do nosso corpo proporcionam, sabendo que a prioridade é ter saúde o maior tempo possível.
Aos 40 anos torna-se importante ouvir o corpo ou adaptar certos exercícios à sua condição física e possíveis doenças subsequentes; Ou seja, pense antes de fazer para prevenir.
Quais são os melhores exercícios
Os especialistas insistem no equilíbrio entre formação e planeamento, de preferência com a ajuda de um especialista na área.
Uma boa sessão de treino de força deve incluir o treino dos principais grupos musculares do corpo. Não faça exercícios isolados nem negligencie algumas áreas do corpo. Comece com o máximo dez exercícios por sessão. À medida que progride e melhora sua condição física, a intensidade dos seus treinos aumentará. Levando isso em consideração, estes são os exercícios que funcionam melhor para pessoas com mais de 40 anos:
Cardiovascular: a saúde cardiovascular é tratada através de dieta, descanso, limitação de hábitos pouco saudáveis, como tabaco e álcool, e através de exercício físico. Um desporto como natação ou ciclismo é mais saudável porque evita problemas decorrentes de impactos, mas caminhar e até correr se o corpo tolerar bem as demandas são indicados para maiores de 40 anos.
Exercícios de alta intensidade: Os treinos do tipo HIIT e os exercícios de treinamento funcional são muito interessantes a partir dos 40 por vários motivos: geralmente são realizados sob supervisão técnica, o trabalho com pesos é limitado, evitando assim possíveis lesões, e é um tipo de treino que combina força, cardio e flexibilidade.
Ioga e pilates: não precisa de ser focado no relaxamento, o que é ótimo para o estado emocional e para a saúde mental. Mas, se falamos do plano físico, o pilates desportivo e o ioga focados na flexibilidade e na saúde postural do corpo são os mais recomendados a partir dos 40.