<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Passaporte português mantém-se o quinto mais poderoso do mundo (mesmo em pandemia)

11 Janeiro 2022
Viagens & Resorts

O passaporte português ocupa a quinta posição, tal como em outubro de 2021, mesmo com a pandemia que continua a fazer-se sentir, o que significa que o documento dá entrada sem visto em 187 países, a par também da Irlanda, que regista a mesma pontuação.

Os cidadãos asiáticos continuam a ter os documentos de viagem que abrem mais portas em mais países e o Japão e Singapura estão no topo da classificação, oferecendo acesso sem visto ou na chegada a 192 destinos em todo o mundo, segundo o último relatório do ‘Henley Passport Index‘ que mede periodicamente os passaportes que oferecem maior facilidade em viajar.

Em segundo lugar estão empatadas também a Alemanha e a Coreia do Sul, ambas com 190 pontos, seguidas de perto por Finlândia, Itália, Luxemburgo, Espanha, que reúnem 189 pontos.

Já o passaporte português ocupa a quinta posição, tal como em outubro de 2021, mesmo com a pandemia que continua a fazer-se sentir, o que significa que o documento dá entrada sem visto em 187 países, a par também da Irlanda, que regista a mesma pontuação.

Depois de Portugal, em sexto lugar neste ranking mundial, está Bélgica, Nova Zelândia, Noruega, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos, que abrem portas a 186 países; seguem-se Austrália, Canadá, República Checa, Grécia e Malta, em sétimo lugar (185 países).

O último relatório observa ainda que o aparecimento no final do ano passado da variante Ómicron iluminou uma crescente divisão na mobilidade internacional entre países mais ricos e pobres, apontando para as duras restrições introduzidas principalmente contra nações africanas.

Pandemia à parte, os níveis gerais de liberdade de viagem aumentaram muito nas últimas duas décadas. O Henley Passport Index descobriu em 2006 que um indivíduo poderia, em média, visitar 57 países sem ter de adquirir um visto antecipadamente. Atualmente, esse número é de 107 – quase o dobro.

No entanto, essas novas liberdades são aproveitadas principalmente pela Europa, América do Norte e nações asiáticas mais ricas. Por outro lado, portadores de passaportes de nações como Angola, Camarões e Laos podem entrar apenas cerca de 50 países.

Recorde-se que o Henley Passport Index é baseado nos dados fornecidos pela Autoridade Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e abrange 199 passaportes e 227 destinos de viagem. É atualizado em tempo real ao longo do ano, à medida que as mudanças na política de vistos entram em vigor.

Assim, os melhores passaportes para manter em 2022 são:
1. Japão, Singapura (192 destinos)
2. Alemanha, Coreia do Sul (190)
3. Finlândia, Itália, Luxemburgo, Espanha (189)
4. Áustria, Dinamarca, França, Holanda, Suécia (188)
5. Irlanda, Portugal (187)
6. Bélgica, Nova Zelândia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos (186)
7. Austrália, Canadá, República Checa, Grécia, Malta (185)
8. Polónia, Hungria (183)
9. Lituânia, Eslováquia (182)
10. Estónia, Letónia, Eslovénia (181)

Os piores passaportes para ter são:

104. Coreia do Norte (39 destinos)
105. Nepal e territórios palestinos (37)
106. Somália (34)
107. Iémen (33)
108. Paquistão (31)
109. Síria (29)
110. Iraque (28)
111. Afeganistão (26)

 

Mais Recentes

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 18 minutos

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 38 minutos

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 57 minutos

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 1 hora

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 2 horas

Organização Mundial de Saúde adota acordo internacional sobre pandemias

há 2 horas

Estalar os dedos: faz mal ou não?

há 2 horas

Dor no calcanhar: causas que podem levar a esta condição depois dos 50 anos

há 3 horas

Fruta ou legume com uma parte estragada, pode ou não ser consumido?

há 3 horas

Uma dúvida que é preciso esclarecer: será que beber café puro engorda?

há 3 horas

Passar tempo de qualidade com os netos pode ajudar a que viva mais 20 anos

há 19 horas

Há quem diga que sim, mas será mesmo este o signo mais falso?

há 19 horas

O mundo (e Portugal) atravessam tempos difíceis: como podemos alcançar a felicidade?

há 19 horas

Apesar de frequentemente criticado este alimento pode realmente ajudar o seu metabolismo

há 20 horas

Enxaqueca: novo medicamento retarda sintomas pré-existentes

há 20 horas

Pouco espaço em casa? Ikea tem uma poltrona que se transforma em cama

há 20 horas

Depois do cinema Robert De Niro anuncia abertura do seu primeiro hotel: saiba onde ficará localizado

há 21 horas

Quase 17 mil euros é quanto custa o menu mais caro do mundo

há 21 horas

Esta região bem conhecida dos portugueses adia aumento do imposto turístico

há 21 horas

Este é quarto de hotel mais luxuoso do mundo: cada noite custa mais de 85 mil euros

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.