Esta iniciativa alerta para a realização de colonoscopia como uma ferramenta essencial na deteção, visto que o exame permite identificar pólipos ou outras anomalias no cólon e reto na ausência de sintomas, e, assim, promover a sua remoção antes que as lesões se tornem malignas.
Para uma abordagem proativa em relação à saúde digestiva, a SPED destaca, ainda, alguns dos sintomas frequentemente associados ao cancro colorretal, tais como perda de sangue nas fezes, alterações prolongadas no padrão intestinal, desconforto abdominal persistente, fadiga e perda de peso inexplicáveis.
A campanha será divulgada nas redes sociais da SPED. Para obter mais informações sobre o cancro colorretal consulte www.sped.pt.
A SPED, fundada em 1979, é uma associação científica, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que congrega médicos e outros profissionais ligados à saúde que praticam ou se interessam pela endoscopia digestiva em Portugal.
A associação tem como objetivo promover avanços na endoscopia ao estimular intercâmbio e investigação, para, assim, impulsionar a educação e contribuir para estabelecer normas de treino e prática na área. P