A presença de famosas pedras nos rins é uma situação traumática para muitas pessoas, pois as dores causadas são intensas e limitadoras.
As pedras nos rins são pequenas formações duras que se formam nos rins ou nas vias urinárias. Podem ser são decorrentes do acumular de cristais na urina.
Quando se instalam, costumam provocar fortes dores abdominais. Contudo, é importante saber diferenciá-las, pois é comum confundi-las com outros desconfortos.
A dor nos rins surge de forma repentina e atinge um dos lados do corpo, na região lombar, logo abaixo das costelas. No entanto, não se alivia em repouso ou em outras posturas, e dependendo do problema, tende a ficar mais intenso.
Dá tem febre e náuseas, sintomas típicos de uma “crise renal”. Acontece a alteração na urina: sangue, dificuldades para urinar e não esvaziar completamente a bexiga são alguns sinais que merecem atenção.
O desconforto aparece no momento em que os cálculos se movimentam dos rins para a bexiga.
Durante o trajeto provocam cólica renal, que se inicia nas costas, mas pode migrar para a bexiga ou barriga, dependendo do caminho da pedra
Beber pouca água, consumir bebidas alcoólicas em excesso, comer muitos embutidos e produtos industrializados e ter uma vida sedentária são fatores de risco para desenvolver pedras nos rins.