Pode o cabelo encaracolado mudar com a chegada da menopausa?

As mudanças hormonais afetam drasticamente a forma do nosso cabelo.

Se toda à sua vida teve caracóis é natural que esteja habituada a receber elogios relativos ao seu cabelo. No entanto sente que com o avançar da idade os elogios parecem lentamente estar a desaparecer? A verdade é que o envelhecimento afeta também o nosso cabelo. Este começa a ficar mais fino, mais quebradiço e pode ver a sua “forma” ser alterada. É um processo natural. O facto de ter cabelo encaracolado pode ainda representar um fator adicional que pode ser alterado ou extremamente modificado por este mesmo processo. A genética desempenha um papel determinante no tipo de cabelo que cada um de nós tem. A forma dos nossos folículos podem ser mais ovais no caso do cabelo encaracolado ou mais circulares no caso do cabelo liso. O mais provável é que que o exemplo do cabelo dos seus pais ou avós seja semelhante ao seu.

É normal o cabelo encaracolado perder a sua forma com a chegada da Menopausa?

Apesar deste determinismo genético, as características – sobretudo do cabelo encaracolado – podem mudar bastante ao longo do envelhecimento de uma pessoa. As mudanças hormonais – tais como a puberdade, a gravidez ou menopausa – são as responsáveis por esta alteração. Sempre que o corpo humano enfrenta este tipo de transformações um dos efeitos secundários mais recorrentes é a modificação da forma do folículo de cabelo. Alterando assim os seus caracóis. [Leia também: Guia para superar a menopausa] É natural que ao relembrar a sua infância este tema pareça familiar. Muitas de nós nascem com cabelo encaracolado e mais tarde ao atingir a puberdade passamos a ter um cabelo mais liso. Perdemos os caracóis. O mesmo acontece com a menopausa. Os efeitos deste tipo de mudança natural após os 40 anos podem, no entanto, ser ligeiramente reduzidos se cuidar eficazmente do seu cabelo. Uma boa hidratação é fundamental para garantir que os caracóis continuam com uma forma bonita. Invista em bons produtos e máscaras que contenham ingredientes ricos em nutrientes e vitaminas.

Pode uma mudança drástica de cabelo representar um problema de saúde?

Em alguns casos mais raros, uma dramática alteração nas características ou forma do seu cabelo pode ser um sinal de algo mais grave. A tiroxina e triiodotironina são duas hormonas produzidas pela tiroide que podem afetar a qualidade e textura do seu cabelo. Caso sinta que o seu cabelo está por alguma razão extremamente mais quebradiço, fino ou seco, então poderá ser aconselhado que marque uma consulta com endocrinologista que consiga verificar o estado da sua tiroide.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...