A Qatar Airways abriu caminho para o futuro da conetividade a bordo ao operar o primeiro avião Boeing 777 equipado com Starlink a nível mundial, de Doha para Londres, esta terça-feira, 22 de outubro de 2024.
Este marco estabelece a Qatar Airways, eleita Melhor Companhia Aérea do Mundo segundo a votação da SkyTrax 2024, como líder do setor na introdução de tecnologia avançada a bordo. A companhia aérea é a maior, e a primeira transportadora da região MENA, a oferecer aos passageiros a internet de ultra-alta velocidade e baixa latência da Starlink. A Starlink é gratuita para todos os viajantes e funciona de portão de embarque a portão de desembarque.
A transportadora nacional do Estado do Qatar está igualmente preparada para ultrapassar o seu objetivo inicial de três aeronaves equipadas com Starlink, disponibilizando 12 aviões Boeing 777-300 actualizados com este serviço inovador até ao final de 2024, a par de um compromisso adicional para introduzir a tecnologia em toda a sua frota de Boeing 777 em 2025 – um ano antes do previsto – com a frota de Airbus A350 a acompanhar esta evolução no verão de 2025.
Esta decisão significativa realça o compromisso da Qatar Airways em colmatar a lacuna entre os céus e o solo, oferecendo internet de ultra-alta velocidade e baixa latência.
Concebida pela SpaceX, a Starlink é a primeira e maior constelação de satélites do mundo a utilizar uma órbita terrestre baixa, o que proporcionará aos passageiros uma internet fiável e de alta velocidade para que possam manter-se ligados aos amigos e à família, fazer streaming dos seus formatos de entretenimento preferidos, ver desportos ao vivo, jogar online ou trabalhar de forma eficiente a 35.000 pés de altitude – tudo gratuitamente e com um simples “one-click-access”.
O CEO do Grupo Qatar Airways, Engº Badr Mohammed Al-Meer, afirmou: “Estamos entusiasmados por lançar o nosso primeiro voo equipado com Starlink, provando, uma vez mais, que a Qatar Airways está na vanguarda da indústria da aviação.”