Há várias maneiras de interromper as conversas negativas dentro da mente e passar a cultivar a positividade e a autoconfiança. E, principalmente, entender que essa voz negativa não é forte o suficiente e nem tem o poder que parece ter.
Reconheça o pensamento
Ao invés de tentar empurrar o pensamento para fora da sua cabeça, reconheça que ele surgiu. Anote quando ouve a voz negativa. Desta forma, pode documentar as ocorrências e ter uma compreensão mais clara do que está a dizer a si mesmo e como se está a sentir com isso.
Trate-se como se fosse um amigo
Na maioria das vezes, somos muito mais exigentes com nós mesmos do que com outras pessoas. Então, da próxima vez que a voz negativa surgir, tente tratar-se com a mesma cortesia com que trataria um amigo. A maioria de nós julga-se muito duramente, mas é mais compassivo com outros que passam pelo mesmo problema. Lembre-se de que você é importante o suficiente para merecer a sua própria compaixão.
Tente parar o pensamento
Há um método rápido de três passos: assim que perceber a voz, diga (ou grite) na sua própria mente “PARE!”. De seguida, respire profundamente três vezes. Depois, imagine uma imagem silenciosa, calma, bonita e fortalecida que criou. Continue a respirar. Repita, se necessário.
Faça afirmações positivas
Ser mais gentil consigo mesmo é uma atitude mais poderosa do que se imagina. Substituir a voz negativa por afirmações positivas é algo que realmente funciona. Encontre ou crie declarações que reflitam força, confiança, realizações e direitos pessoais. Ao desafiar o negativo e criar força emocional positiva, aumenta o seu humor e a sua autoestima.
Fale sobre o pensamento
Ao falar do pensamento negativo em voz alta, cantando ou usando um efeito de voz estranho, isso cria um pouco de distância da sua reação emocional. E, ao longo do tempo, ele deixa de causar o forte impacto emocional que costumava ter.
Dê um nome à voz negativa
Convide-a para passear, mas mostre que o controle é seu. A negatividade, assim como o medo, a preocupação, a raiva e a autocrítica, pode ser parte da nossa mentalidade, mas não precisa de ser a parte que decide onde vamos e o que devemos fazer.
Complete o pensamento negativo com um positivo
Quando tiver um pensamento negativo, complete imediatamente com um positivo. Isso lembra-nos que estamos no controle dos nossos pensamentos e ajuda a ativar os neurónios que elevam o otimismo, a autoconfiança positiva e a criatividade.
Partilhe os seus pensamentos com alguém
Quando a voz negativa estiver desenfreada, pode levar a tomar decisões más. Em vez disso, ligue a um amigo no qual possa confiar e pergunte se ele pode emprestar sua mente clara durante um tempo. Ao ouvir outras formas de pensar, você liberta-se para novas escolhas.