O Dia de São Valentim está a aproximar-se e a Escolha do Consumidor lançou um inquérito online que teve como base a opinião dos casais e solteiros de modo a compreendermos melhor as suas escolhas e de que forma celebram o dia mais romântico do ano.
No total, 66% dos inquiridos comprometidos celebra o dia de São Valentim, sendo que a maior parte (38%) opta por ir jantar fora. Fazer um programa mais íntimo na sua “cabana do amor” é a escolha de 15%, passear o dia inteiro também é uma opção para 8% dos inquiridos e há, também, quem prefira uma atividade “aventura” em casal ou ir ao cinema (5%) para celebrar este dia.
No Dia dos Namorados, cerca de um terço (31%) gostava de ser surpreendido com uma viagem, que foi a opção mais referida pelos consumidores. Para 15% a surpresa ideal seria um jantar e para outros 15% um presente feito pela cara-metade. Flores é a resposta de 7%, com 5% a manifestar a expectativa de receber um pedido de casamento e outros 5% a mencionar que adorava receber um animal de estimação para adoção.
No geral, 78% dos inquiridos afirma já ter surpreendido o parceiro com: viagens, jantares românticos e estadias em hotéis, são algumas das respostas mais comuns.
Quando chega a altura de colocar os planos em prática, 56% dos inquiridos (mais de metade) assume que são os dois que têm a iniciativa de fazer um programa em casal, 27% indica que é a mulher que toma essa iniciativa e 17% afirma que é o homem que trata desse tema.
Já no caso dos solteiros, o Dia dos Namorados sempre foi indiferente para 41% dos inquiridos, 35% diz que nem sequer pensa nisso e 24% assume que até gosta deste dia. Curiosamente, 33% confirma que no dia 14 de fevereiro pensa ir divertir-se: 12% vai ao cinema com amigos; 18% vai marcar um encontro para conhecer melhor uma pessoa, marcar uma sessão de speed dating (nunca se sabe!) ou preparar um jantar com amigos e amigos dos amigos e 3% revela que vai procurar festas temáticas para solteiros.
Para os que se sentem mais sós neste dia, 30% prefere isolar-se: com um balde de pipocas e ver um filme em casa (12%); aproveitar e renovar o seu guarda-roupa (6%) ou mimar-se com um spa e cabeleireiro é o que tenciona fazer 6% dos inquiridos deste estudo.