Beber demais
Beber demais não faz bem em nenhuma fase da vida. Porém, o álcool tem efeitos mais perigosos em pessoas mais velhas, uma vez que o organismo demora mais tempo para metabolizar o que foi ingerido.
O consumo excessivo de álcool, além de ser calórico, é inflamatório, dificultando ainda mais o funcionamento do metabolismo.
Negligenciar os músculos
Em geral, nessa idade, as pessoas optam por caminhadas, corridas, ou o futebol de final de semana entre amigos. Queimam calorias, mas não constroem massa muscular. Com o desgaste da musculatura, há maior risco de lesão.
É importante apostar nos exercícios de força, mesmo que o indivíduo nunca os tenha feito na vida. Nunca é tarde para começar.
Não comer fibras suficientes
Com o passar dos anos, acontecem alterações no intestino grosso dos adultos, e há uma probabilidade maior de o indivíduo sofrer com prisão de ventre. As duas principais dicas para resolver o problema são beber mais água e priorizar o consumo de fibras, como vegetais, frutas e grãos integrais.
Exagerar no consumo de alimentos inflamatórios
Ainda que sejam tentadores, maiores de 50 anos devem evitar doces, frituras e alimentos ricos em gordura. Este tipo de comida está relacionado com a inflamação do organismo, o que atrapalha o processo de metabolismo hormonal, além de causar aumento de peso e indisposição.
Passar muito tempo em casa
Às vezes, ficar sozinho é bom, mas passar grande parte do tempo recluso pode ser um erro a partir dos 50 anos de idade.