Partilhar

Plataforma “55+” combate a inatividade depois dos 55 anos

Para fazer face ao envelhecimento, ao isolamento e à inatividade por desemprego ou reforma das pessoas com mais de 55 anos, Elena Durán criou uma plataforma que dá a esta população a oportunidade de se manter ativa.

12 Junho 2021
Forever Young

Para fazer face ao envelhecimento, ao isolamento e à inatividade por desemprego ou reforma das pessoas com mais de 55 anos, Elena Durán criou uma plataforma que dá a esta população a oportunidade de se manter ativa.

O projeto começou em cinco freguesias de Lisboa, mas estendeu-se rapidamente pela cidade e até Cascais e Oeiras e, desde há uns meses, conta também com alguns serviços no Porto, em Matosinhos, na Maia, em Paredes, em Valongo e em Aveiro, diz à Lusa Elena Durán, fundadora do “55+”.

“Começou em 2018, depois de me ter despedido de onde trabalhava […], porque tinha realmente este bichinho de que era preciso uma nova solução, uma nova alternativa para pessoas com mais de 55 anos que ficam numa situação de inatividade pelo desemprego, pela reforma”, conta.

Numa altura em que já muito se falava do “envelhecimento da população” e dos “problemas da solidão e do isolamento”, Elena Durán constatou que, apesar de as soluções existentes serem “muito boas”, faltavam “algumas complementares” que dessem “uma resposta inovadora” às pessoas desta faixa etária.

Hoje em dia, as pessoas com mais de 55 anos “têm outro tipo de interesses, vivem mais tempo e têm mais saúde durante mais tempo”, justifica, considerando que a plataforma abre uma oportunidade para as cerca de “dois milhões e meio de pessoas” inativas em Portugal com mais de 55 anos “se manterem ativas, reconhecidas, valorizadas”.

Afirmando querer “dar a volta” ao pensamento de que quem vai para a reforma já contribuiu o que tinha de contribuir, Elena Durán quer usar o “55+” para demonstrar que estas pessoas “são muito válidas com a experiência que têm”.

Os serviços realizados procuram unir “duas realidades” que observa: “pessoas com mais de 55 anos que têm muito tempo e experiência que gostavam de colocar ao serviço da comunidade” e, na mesma comunidade, um “grupo de pessoas sem tempo e que, com a dinâmica do dia a dia, com o trabalho, as famílias, não têm forma de dar resposta às tarefas” diárias.

As tarefas realizadas são de “apoio diário”, explica, desde “comida ao domicílio”, “jardinagem” e “reparações em casa” a cuidar de bebés ou animais e acompanhar pessoas idosas ao médico ou nas refeições.

O projeto também proporciona “aulas de instrumentos musicais ou de línguas”.

A pandemia de covid-19 “cortou em muito o ritmo” dos serviços, conta a fundadora, sendo que apenas “alguns se mantiveram”, seguindo as recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Os “acordos ou parcerias com empresas de alojamento local” para turistas, que podiam usufruir de uma “experiência gastronómica tipicamente portuguesa” feita por estas pessoas quando chegavam a casa cansados ou não havia restaurantes, também ficaram “paradíssimos” e “ainda não voltaram a acontecer”, assinala.

Ainda assim, Elena Durán realça que “fez-se 15% mais [serviços] do que no primeiro ano”, em 2019.

O “55+” tem agora “mais de 1900” pessoas inscritas e procura ajuda para “poder escalar” para outros territórios do país.

Para isso, Elena Durán candidata o projeto anualmente “aos fundos sociais” europeus, através do instrumento “Parcerias para o Impacto”, que é gerido pelo Portugal Inovação Social.

Assim, o Fundo Social Europeu – através do Portugal 2020 – financia 70% das despesas e parceiros como a Fundação Aga Khan Portugal e a Fundação Millennium BCP, que servem como investidores sociais, garantem os restantes 30%.

A plataforma “55+” foi um dos 20 projetos escolhidos pela delegação portuguesa dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu para serem apresentados durante a Cimeira Social, que decorreu em maio, no Porto, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).

Mais Recentes

Os 3 hábitos diários que constituem o ‘segredo’ japonês para uma ‘vida longa e feliz’

há 7 horas

Com um único ingrediente esta máscara evita o envelhecimento das mulheres com mais de 50 anos

há 8 horas

Além de absolutamente deliciosos, estes alimentos ajudam a perder peso ainda mais depressa

há 9 horas

Esta é a língua mais falada no mundo: surpreenda-se com a resposta

há 10 horas

Opinião: «Adeus resoluções de Ano Novo: por que desistimos tão rápido das nossas metas?», Ana Sofia Fragata, psicóloga clínica e terapeuta familiar

há 11 horas

Conheça os (muitos) benefícios da aveia para a sua saúde

há 11 horas

Diga-nos qual é a sua cor preferida que nós revelamos mais sobre a sua personalidade

há 12 horas

Cleansing oil: aprenda como o usar este produto de limpeza essencial

há 13 horas

Viram a cabeça de qualquer um: estes são os signos são os mais sedutores e irresistíveis

há 14 horas

Comece já hoje a pôr estas dicas em prática: preserve ao máximo as suas calças de ganga

há 15 horas

Tivoli Hotels & Resorts apresenta experiências para celebrar o amor

há 1 dia

Capítulo Restaurant & Bar e Varanda de Lisboa apresentam menus exclusivos para celebrar o dia mais romântico do ano

há 1 dia

Fine Dining em Cascais promete despertar os sentidos

há 1 dia

Larvas vão estar à venda nos supermercados já em fevereiro, ordena Comissão Europeia: especialista pede «evite-as até nova ordem das entidades responsáveis»

há 1 dia

Se ainda usa esses 11 emojis, cuidado: é oficialmente considerado velho

há 1 dia

Lembra-se de Richard Gere? Ator norte-americano recebe o Prémio Internacional Goya 2025

há 1 dia

Comprou um quadro por 50 euros: agora os especialistas estão prestes a avaliá-lo em 15 milhões de euros

há 1 dia

Este estado norte-americano proíbe que se tenham mais de 6 brinquedos sexuais: quem não cumprir arrisca 2 anos de prisão

há 1 dia

Adicione 1 colher de chá de azeite ao seu café: este é o (bom) motivo

há 1 dia

Roupa de cama acabada de comprar esconde segredos desagradáveis: nunca a use sem lavar antes

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.