Pode um cobertor pesado realmente ajudar a melhorar o seu sono?

Esta poderá ser uma solução a considerar caso tenha uma maior dificuldade a descansar durante a noite

Todos queremos dormir bem. A qualidade do nosso sono é sem dúvida algo determinante para a nossa saúde, níveis de energia e produtividade. Como tal, procuramos sempre formas de conseguir melhorar a forma como descansamos durante a noite.

Infelizmente algumas pessoas têm simplesmente uma maior dificuldade em assegurar um sono tranquilo. Sendo certo que existem inúmeras soluções e conselhos que podem ajudar a resolver o problema, recentemente a utilização de cobertores pesado tem ganho popularidade.

[Leia também: Estes 7 tipos de alongamentos prometem ajudar a dormir melhor]

Este tipo de produto era originalmente utilizado como parte da recuperação terapêutica de adultos e crianças que lidavam com problemas de ansiedade, stress pós-traumático ou até autismo. A verdade é que, segundo os especialistas, a pressão aplicada por este tipo de cobertores (que podem chegar a pesar mais de 10kg) promove o baixar da frequência cardíaca, resultando numa sensação de maior calma. Muitas pessoas confirmam que isto ajuda a reduzir o stress e ansiedade ao final do dia, possibilitando uma melhor noite de sono.

Conheça agora 5 razões que podem ajudar a explicar os benefícios da utilização deste tipo de cobertores pesados.

 

  1. Alívio da ansiedade

Esta é uma das principais razões que tem aumentado a popularidade deste tipo de cobertores. A pressão aplicada por este tipo de produtos pode ajudar a diminuir as respostas automáticas do nosso sistema nervoso central, responsável por sintomas como o aumento da frequência cardíaca ou uma respiração irregular.

 

  1. Insónia

Os benefícios deste tipo de produtos são claros para as pessoas que sofrem de insónias ou de outro tipo de distúrbios de sono. A respiração mais lenta e a frequência cardíaca mais reduzida que caracterizam o uso deste tipo de cobertores irá ajudar o corpo a relaxar e facilitar o adormecer.

 

  1. Dor crónica

Para muitas pessoas este tipo de produtos pode ter um efeito semelhante ao de uma ligeira massagem. A pressão extra ajuda a reduzir os reflexos de dor e permite manter o corpo numa melhor posição.

 

  1. Osteoartrite

Apesar de não ter ainda sido estudada a ligação direta entre o uso destes cobertores e a redução do desconforto sentido pelos pacientes que sofrem de osteoartrite, a verdade é que os efeitos que estes produtos demonstram na redução da dor crónica pode também ser úteis nestes casos. Esta é uma doença que inclusive gera muitas vezes problemas de sono.

 

  1. Autismo

Diversos estudos têm comprovado a forma como uma massagem que aplique uma elevada pressão pode ser benéfica para os indivíduos que sofrem de autismo. Esta é uma prática bastante utilizada no âmbito da terapia ocupacional recomendada.

Os cobertores pesados podem gerar um efeito semelhante nestes casos. Geram uma sensação de calma e permitem reduzir o stress associado a momento de excessiva estimulação.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...