O kiwi é consumido sobretudo ao natural, mas tem vindo a ganhar espaço, por exemplo, em sobremesa. Substitui o morango, por exemplo, nas tortas de base de bolacha e creme de confeiteiro. Ou na forma de mousse.
Nas bebidas, é escolhido para bebidas à base de vodca em vez do limão. Também aparece como opção para smoothies, combinado com leite, banana e abacate.
Quando for escolher a fruta, saiba que o kiwi tem de estar sem marcas ou enrugado. O tom da casca deve ser uniforme. Ao escolher, faça uma leve pressão. Se estiver levemente macio, a fruta estará no ponto para comer logo. Evite os muito macios, que indicam que passaram do ponto.
Os firmes levam de três a cinco dias para amadurecer, à temperatura ambiente. Não há necessidade de guardar do frio, mas se o fizer o recomendado é embalar em plástico para que a fruta não absorva odores de outros alimentos que estejam por perto.
Pode congelar o kiwi, mas atenção: tal como acontece com outros outros alimentos, ao descongelar, perde a textura.
Por isso, depois de descongelado o melhor é usar a fruta na preparação de sobremesas ou bebidas. Congele a fruta já descascada, inteira ou ás rodelas.