<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Por que é que o príncipe Filipe não era rei, mesmo casado com a rainha?

14 Julho 2021
Sandra M. Pinto

Casado com a rainha Isabel II durante mais de sete décadas, o príncipe Filipe não era rei da Inglaterra, mas sim Duque de Edimburgo.

O príncipe Filipe morreu no dia 9 de abril de 2021, aos 99 anos de idade. No entanto, apesar de ser casado com a rainha Isabel II durante 73 anos, o príncipe Filipe não era rei.

A explicação assenta nas regras da monarquia que visam proteger e linhagem da família real britânica. Assim, quando um homem se casa com a atual rainha, ele recebe o título de príncipe consorte.

O príncipe Filipe, no entanto, também recebeu outros títulos ao longo da sua vida, como Sua Alteza Real e Duque de Edimburgo.

Segundo as regras constitucionais da monarquia britânica, caso uma mulher ocupe o trono como rainha, o título monárquico – rei ou rainha – só pode ser passado aos seus descendentes.

Essa decisão foi tomada de modo a evitar que algum casamento real retire o poder monárquico da linhagem dos Windsor, passando para a família do noivo.

Uma vez que, na lógica da monarquia, o rei é considerado mais importante do que a rainha, caso o marido da monarca recebesse o título, também se tornaria a maior autoridade real.